Coluna Política em Pauta

Júnior Santos

Francisco Limma diz que aliados da base não deveriam praticar “canibalismo político”

Deputado se refere ao conhecido fogo amigo, quando dois aliados disputam apoios na mesma região.

07 de fevereiro de 2025 às 16:22
4 min de leitura

O deputado estadual Francisco Limma (PT) aprofundou seu pensamento durante uma entrevista à coluna, em relação à necessidade de harmonia na base governista para 2026. Para ele, é essencial que os maiores partidos — MDB, PT e PSD — não pratiquem “canibalismo político” e dividam de forma articulada as bases políticas no Piauí.

Deputado Francisco Limma - Foto: Lupa1

“A única reciprocidade que a gente não quer é dar rasteira em ninguém. A gente precisa tratar os partidos, cada um com seus objetivos, suas metas e suas estratégias, mas sem praticar o canibalismo político nas eleições. Achamos que somos um bloco, fazemos parte da base do governador e esperamos respeito mútuo entre todos os partidos, só isso. Então, temos recebido muitas reclamações de outros parlamentares sobre essa agressividade na busca das lideranças. Sabemos que às vezes ela existe, mas isso é uma condição para que aconteça a reciprocidade. Não é das lideranças aqui, mas é lá na base. Se a gente não tratar isso com cuidado, isso acaba estragando o fluxo normal das eleições”, explicou.

Esta fala expõe um sentimento de ameaça que está se tornando cada vez mais evidente no PT. Em contrapartida, os petistas têm procurado impor algumas condições que geram complicações extras no complexo cálculo partidário-eleitoral: as vagas de vice e de senador na chapa majoritária.

Florentino não descarta votar na oposição

Deputado federal Florentino Neto
Eduardo Amorim/Lupa1

Com quatro possíveis nomes disputando a vaga de candidato a senador pelo governo — Júlio César (PSD), Marcelo Castro (MDB), Francisco Costa (PT) e Flávio Nogueira (PT) —, o deputado federal petista Florentino Neto ainda avalia a possibilidade de apoiar o senador Ciro Nogueira (PP). Florentino afirmou que é amigo pessoal de Ciro Nogueira e que uma parceria entre PT e Progressistas só fortaleceria o governo a nível estadual e federal.

Flávio Nogueira é contra acomodação de opositores

O deputado federal Flávio Nogueira (PT) se posicionou contra a reforma ministerial no governo Lula para acomodar membros da oposição. Flávio avalia que a governabilidade, em contrapartida aos espaços nos ministérios, não tem a correspondência adequada.

Deputado Flávio NogueiraReprodução/Instagram

“Sou contra aumentar o número de ministérios para outros partidos políticos. Já tem ministérios demais para isso. A resposta à governabilidade não está sendo correta; é empoderar demais possíveis adversários”, argumentou.

Socorro Waquin confirma “compromisso político” com Rafael Brito

A vice-prefeita de Timon, Socorro Waquin (Progressistas), confirmou que há, de fato, um compromisso político entre ela e o prefeito de Timon, Rafael Brito (PSB). Nos bastidores, o acordo seria, supostamente, um apoio do prefeito à sua candidatura de deputada estadual, cargo que já ocupou duas vezes.

Prefeito Rafael e vice, Socorro Waquim - Foto: Reprodução

No entanto, as informações exclusivas trazidas pela coluna do jornalista Feitosa Costa não são nada animadoras para a ex-prefeita de Timon. A coluna Ponto de Vista revelou que o prefeito Rafael já estaria decidido a apoiar sua própria esposa na disputa pelo mandato, e, em consequência, deixar de apoiar seus atuais aliados de primeira hora — Socorro e Coronel Schneider.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas