Coluna Política em Pauta

Júnior Santos

Antônio José Medeiros sobre Rafael: “Tem que saber trabalhar com os mais experientes”

Um dos fundadores do PT no Piauí, o ex-deputado defende equilíbrio entre renovação de quadros e petistas raízes no governo.

26 de fevereiro de 2025 às 17:08
5 min de leitura

O ex-deputado federal Antônio José Medeiros (PT), um dos fundadores do partido no Piauí, afirmou que o governo deve incluir no governo os partidários mais antigos, apesar de defender a renovação de quadros no Partido dos Trabalhadores.

Antônio José Medeiros e Rafael Fonteles. Foto: Montagem.

“Tem que renovar, tem que aproveitar seu impulso, mas não pode querer ser o único ator exclusivo. Ele tem que saber trabalhar com as gerações mais experientes, as gerações que começaram a construir essa base, que hoje é o que dá sustentáculo à possibilidade do PT disputar, em pé de igualdade com os outros partidos”, disse.

É fato conhecido que os petistas raízes, da gema, como Roberto John, Antônio Neto, o próprio Antônio José, Acilino Ribeiro e outros, têm pouca ou nenhuma relevância no governo. No lugar deles, os “Rafaboys”, secretários intimamente ligados a Rafael Fonteles (PT) desde os tempos de Dom Barreto, atraíram holofotes e prestígio no Palácio de Karnak. No entanto, Antônio José lembra ao jovem governador a importância de também incluir os mais experientes, que ajudaram, inclusive, a eleger seu pai, Nazareno Fonteles (PT), para seu primeiro mandato de deputado estadual nos anos 1990.

Nada definido no governo sobre Senado

O governador Rafael Fonteles deixou claro em entrevista que não há prego batido nem ponta virada em relação às vagas para o Senado. Rafael avalia como legítima a defesa dos petistas de uma candidatura própria e disse que a única recomendação definitiva aos aliados é de que PT, PSD e MDB participem juntos da chapa majoritária.

Governador Rafael Fonteles Foto: Divulgação/GOV-PI

“Olha, é um direito do Partido dos Trabalhadores colocar seu nome à disposição para qualquer candidatura, até de presidente da República. Então acho natural esse debate, eu é que não estou entrando nesse debate no momento de 2025, porque eu acho que a gente tem que tratar lá em 2026. O que eu digo desde sempre é que os partidos que compõem a nossa base, o PT, o MDB e o PSD, deverão estar juntos, inclusive, para a chapa majoritária”, explicou.

Cobranças de estacionamento no Centro, acho que não

O superintendente de Transportes e Trânsito de Teresina, Carlos Daniel, afirmou que existe um projeto em andamento na Prefeitura para resgatar a “Zona Verde” na região Central da cidade. No plano das ideias, cobranças de permanência em vagas de estacionamento nas vias públicas seriam organizadas por uma empresa privada, vencedora de licitação, numa espécie de Parceria Público-Privada (PPP). O secretário advoga que a taxa vai estimular a democratização nas vias da região.

Superintendente Carlos Daniel. Foto: Júnior Santos / Lupa1.

“Hoje, só usam as vagas, ou os donos de loja, ou os funcionários de loja, os gerentes de loja. Quando você chega às 8 horas da manhã no Centro, se você for um cliente que vai comprar, você não tem mais vaga. Você tem que comprar uma vaga no estacionamento, que sai mais caro. Então, a prefeitura vai organizar para que cada vaga tenha um tempo específico e você pague por aquela vaga. Quando você usar e tiver que sair, você sai e vem outra pessoa e ocupa. É a democratização do espaço público”, disse.

No entanto, o superintendente foi desautorizado publicamente pelo prefeito Silvio Mendes (União Brasil), que reagiu a uma reportagem do portal A10+ sobre o assunto, afirmando que nenhuma taxa será cobrada. A situação é no mínimo constrangedora, já que dá a entender que o assunto não foi combinado entre Silvio e Carlos Daniel.

Resposta de Silvio Mende à possibilidade de cobrança. Foto: Reprodução.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas