Piauí em números

Mais de 45% das MEIs abertas no Piauí são para reparos de veículos

No estado, o grupamento de atividades econômicas com menor participação das MEIs era desaire humana e servicos sociais.

04 de outubro de 2023 às 20:25
4 min de leitura

Em cinco anos, a frota de veículos do Piauí cresceu quase 30%, saindo de 1,1 milhão de unidades; em 2017, para pouco mais de 1,4 milhão. Isso representou um total de 304.351 novos veículos circulando no Estado, ou um a cada dez minutos. E o reflexo disso foi percebido no comércio, segundo dados divulgados, nesta quarta-feira (04), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É que há dois, ou seja, em 2021, o grupamento de atividades econômicas que mais concentrava microempreendedores individuais no Piauí era o de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas. Cerca de 46,6 mil pessoas abriram um MEI nesse segmento, o que equivalia a cerca de 44,45% do total.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)


A participação das MEIs naquelas atividades representava mais de 4 vezes a participação nas atividades de alojamento e alimentação, que vinha na segunda colocação, com 11,9 mil pessoas, ou cerca de 11,4% de participação. No estado, o grupamento de atividades econômicas com menor participação das MEIs era o de saúde humana e serviços sociais, com 184 pessoas, o equivalente a 0,18% do total.

Todas essas informações são da pesquisa denominada de Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais (MEIs), e mostram que no Brasil, o grupamento de atividades do comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas também era o que mais concentrava as MEIs, contudo em percentual menor que o verificado no Piauí, atingindo cerca de 29,26% do total.

“No total, em 2021, o Piauí possuía um contingente de quase 105 mil microempreendedores individuais, era o 21º maior quantitativo no país, o que equivalia a cerca de 0,8% do total de microempreendedores individuais do Brasil, que fechou aquele ano em pouco mais de 13,1 milhões”, detalhou Eyder Mendes, Supervisor de Disseminação de Informações do IBGE no Piauí, acrescentando em 2021 mais de 22,8 mil novas empresas de MEI abriram.
Frota antiga

Entretanto, ao mesmo tempo que a frota aumentou nos últimos cinco anos, no Piauí, outra pesquisa, essa nacional, aponta que a idade média dos veículos que circulam pelas ruas, avenidas e estradas do país ficou um pouco mais velha. O levantamento é do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e mostra que a idade média da frota envelheceu quatro meses em um ano.

De acordo com a pesquisa, os veículos que circulam no país têm, em média, um total de 10 anos e 7 meses, o que representou aumento sobre os 10 anos e 3 meses de 2021. A base dos dados é de 2022, mas mostra que o processo de envelhecimento da frota brasileira começou em 2014, quando a idade média ficou em 8 anos e 6 meses contra os 8 anos e 5 meses dos dois anos anteriores.

Desde então, o fenômeno não dá sinais de recuo e foi especialmente mais intenso nos anos posteriores ao biênio recessivo de 2015 e 2016. “Em um país em que a relação habitante/veículo se encontra distante de mercados maduros, parece surpreender que a frota circulante cresça em ritmo tão modesto, abaixo de 1% nos últimos três anos” diz o Sindipeças.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas