Gustavo Almeida

Wellington Dias sanciona lei que cria dia estadual da galinha caipira canela-preta

Reconhecimento foi proposto na Alepi pela deputada estadual Elisângela Moura.

O governador do Piauí Wellington Dias (PT) sancionou lei aprovada na Assembleia Legislativa que cria o dia estadual da galinha caipira da raça canela-preta e declara a espécie como Patrimônio Histórico, Cultural e Genético do estado. A mesma lei também define o município de Queimada Nova, no semiárido do Piauí, como capital piauiense da galinha caipira canela-preta, por ter sido lá onde foram iniciadas as pesquisas sobre a espécie.

Galinha caipira é bastante comum no Piauí (Foto: Reprodução/UFPI)

A sanção da lei pelo governador Wellington Dias consta no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quarta-feira (27), publicado nesta sexta-feira (29). O dia estadual da galinha canela-preta será celebrado anualmente em 27 de outubro, data em que a lei foi promulgada.

A lei é de autoria da deputada estadual Elisângela Moura (PC do B) e foi aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí em agosto deste ano. A galinha canela-preta é bastante comum no Piauí. A justificativa da deputada para tornar a espécie Patrimônio Histórico, Cultura e Genético do estado é que o reconhecimento vai facilitar a adoção de políticas públicas e ações governamentais de apoio e incentivo aos pequenos criadores da espécie.


Mais conteúdo sobre:
Wellington Dias

Dê sua opinião: