Gustavo Almeida

Santana evita falar em acordo com casal Dias, mas admite repasse de bases

Após ser preterido duas vezes em indicações para o TCE-PI, ex-deputado será compensado com bases eleitorais de Rejane Dias para 2026.

31 de julho de 2023 às 09:30
5 min de leitura

O ex-deputado estadual Zé Santana se filiou ao PT na última sexta-feira (28). A filiação é parte do plano dele para ser candidato a deputado federal nas eleições de 2026.

Nos bastidores, todos sabem que há um acordo político entre a ex-deputada federal e hoje conselheira do TCE-PI Rejane Dias, o seu marido, ministro Wellington Dias (PT), e Zé Santana. Nesse acordo, Wellington prometeu repassar a Santana as bases eleitorais que eram de Rejane.


Promessa do casal Dias é passar bases para Santana (Fotos: Lupa1)

O acordo foi uma forma de compensar duas duas ocasiões em que Santana foi preterido de indicação para vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Na primeira, em 2021, o então governador Wellington fez Santana desistir de concorrer à vaga para viabilizar a candidatura da petista Flora Izabel.

Naquela ocasião, Dias teria prometido a Santana que aguardasse até abrir outra vaga no TCE-PI, com a aposentadoria do conselheiro Olavo Rebelo. Ocorre que a vaga foi aberta no final de 2022 e, novamente, Santana não foi escolhido. Wellington preferiu colocar a esposa Rejane, que renunciou ao mandato de deputada federal para ser conselheira.

O consolo

Diante da promessa não cumprida, a forma de compensação encontrada para "ajeitar" Santana foi ceder as bases eleitorais de Rejane e viabilizar uma candidatura dele a deputado federal nas eleições de 2026. Em entrevista ao Lupa1, Santana evitou falar em acordo, mas admitiu o "repasse" das bases eleitorais de Rejane.

"Não há essa questão de acordo, há essa nossa pretensão [de ser candidato] e nós estamos firmes nesse propósito. E dado aos laços de amizade e de relação que a gente tem com várias lideranças que apoiavam a deputada Rejane, que temos com o próprio senador Wellington Dias, esperamos poder, na medida do possível, tanto ele como outros componentes do PT e amigos próximos, possam estar nos ajudando com este pleito aí", falou.

Várias lideranças ligadas a Rejane no interior já estão sendo colocadas em contato com Zé Santana. Uma delas, que esteve com ele na semana passada, confirmou ao Lupa1 que foi direcionada pela equipe de Rejane.

| Estamos em Piauí


Marcelo Freixo na Serra da Capivara (Foto: Reprodução/Instagram)

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT), esteve na última sexta-feira (28) e no sábado (29) no Parque Nacional da Serra da Capivara, por ocasião da Ópera da Serra da Capivara. Nas redes sociais, Freixo fez várias publicações ao longo de toda a passagem pela região. Na primeira delas, ele – ou a assessoria – demonstrou não ter tanto traquejo com o Piauí. "Estamos em Piauí, com a @embraturbrasil, na Ópera da Serra da Capivara. A Embratur convidou jornalistas franceses para conhecerem Piauí". Esse "estamos em Piauí" não nega.

| Estrada de terra


Estrada que liga Dom Inocêncio a Coronel José Dias (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

O Governo do Piauí, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), contratou a construtora Solução Ltda para recuperar uma estrada vicinal que liga as cidades de Dom Inocêncio a Coronel José Dias. Embora seja uma estrada de terra, o valor do contrato é de quase R$ 4 milhões, mais precisamente R$ 3,9 milhões. Conforme o extrato de contrato publicado pela gestão estadual, a estrada tem extensão de 89,60 km e a obra tem prazo de execução de 150 dias a partir da assinatura do contrato, que foi assinado na sexta-feira (28).

| Nome de escola


Professora Wana Sara (Foto: Redes Sociais)

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), assinou decreto que denomina uma escola municipal da Zona Norte da capital de "Escola Municipal Minha Casa Wana Sara". Antes, a unidade se chamava "Escola Municipal Minha Casa". A pedagoga Wana Sara Cavalcante Henrique era servidora da Secretaria de Educação de Teresina e morreu em fevereiro de 2022 ao ter o carro que dirigia arrastado por uma correnteza na Avenida Homero Castelo Branco e engolido por um buraco aberto em uma obra da prefeitura. Wana foi superintendente escolar no colégio que agora terá o seu nome.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas