Andressa Martins

Brasília: Flávio Nogueira preside ato solene alusivo ao Dia Mundial da Asma

Dados recentes apontam que no Brasil acontecem 350 mil internações por ano causadas pela doença.

07 de maio de 2024 às 21:40
2 min de leitura

O deputado Flávio Nogueira (PT) presidiu nesta terça-feira (7) um ato solene na Câmara Federal em alusão ao Dia Mundial da Asma. O objetivo do evento foi chamar a atenção para essa doença respiratória crônica, que afeta cerca de 20 milhões de pessoas no Brasil e mais de 300 milhões no mundo.

Dep. Flávio Nogueira (Divulgação/Ascom)

Dados recentes revelam que a prevalência de asma no Brasil é de 4,6% em adultos e de 12,1% em crianças. O ato solene contou com o apoio da Colabore com o Futuro, um negócio social que atua com advocacy em saúde, e da Associação Brasileira de Asmáticos (Abra).

Na avaliação do deputado Flávio Nogueira, a asma representa um fardo para os pacientes e suas famílias, além de um desafio para a saúde pública brasileira. Ele cita um levantamento do Departamento de Informação do Sistema Único de Saúde (Datasus) para destacar a gravidade da doença.

“O levantamento revela que, atualmente, ocorrem 350 mil internações causadas pela asma, por ano, sendo que de 3 a 6 pessoas morrem em decorrência da doença todos os dias”, explicou o parlamentar que é medico.

Evento aconteceu em Brasília (Divulgação/Ascom)

1,7 milhão de internações

Nogueira enfatizou ainda que cerca de 10% dos pacientes têm asma grave, associada ao aumento da morbidade e mortalidade, afetando negativamente a condição psicológica e o nível socioeconômico dos doentes.

“Considerando os dados de 2008 a 2021, o Brasil teve mais de 8 mil mortes e mais de 1,7 milhão de internações por asma. Nesse período, a região Nordeste registrou o maior número absoluto de óbitos e internações entre homens e mulheres”, observou o deputado.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas