Coluna Gustavo Almeida

"Quase senador" e "pinta de senador": emedebistas enchem bola de Flávio Nogueira

Antes do vice-governador Themístocles Filho, senador Marcelo Castro também já havia se dirigido ao deputado fazendo alusão ao cargo de senador.

04 de junho de 2024 às 10:24
3 min de leitura

A disputa por uma das vagas de senador na chapa governista em 2026 ainda vai render muito pano pra manga. Até agora, dois nomes já anunciaram publicamente que trabalham para ocupar esse tão cobiçado espaço na composição majoritária. Trata-se dos deputados federais Flávio Nogueira (PT) e Júlio César Lima (PSD).

Júlio César e Flávio (Fotos: Câmara Federal | Lupa1)

Ainda falta muito tempo até 2026, mas desde agora qualquer declaração ou movimento sobre essa pré-disputa já é o suficiente para agitar apoiadores dos dois experientes deputados. Foi o que aconteceu recentemente após o vice-governador Themístocles Filho (MDB) afirmar que Flávio Nogueira tem "pinta de senador".

Porém, essa não foi a primeira declaração de um cacique do MDB simpático à ideia de ver Nogueira senador, ainda que tenha sido uma fala em tom descontraído. Há alguns meses, durante uma reunião da Comissão de Educação do Senado, o senador Marcelo Castro se referiu a Flávio Nogueira como "nobre quase senador".

Flávio e Marcelo Castro (Reprodução/TV Senado)

Na semana passada, Flávio Nogueira disse que é melhor que o candidato a senador seja do PT do que de um partido aliado.

Júlio César: defendo meu nome

O deputado federal Júlio César comentou o tema na segunda-feira (3). Na avaliação do parlamentar, Flávio Nogueira tem o direito de pleitear a vaga, bem como ele tem direito de defender o seu nome. Para Júlio, quando ficar mais perto da eleição é que serão avaliadas as perspectivas de sucesso de cada um.

"É natural ele defender o nome dele, como é natural a defesa que eu faço do meu nome. Quando está longe todo mundo tem estas pretensões, mas, quanto mais próximo, é que vão ser avaliadas as perspectivas de sucesso de cada um. Respeito muito o Flávio, é um direito dele defender o nome dele, bem como é um direito defender o nosso. Quem vai avaliar é o povo do Piauí.", falou Júlio César.

O PSD, partido presidido por Júlio César, mira sair com o maior número de prefeitos nas eleições municipais deste ano para ganhar ainda mais envergadura na disputa por uma das vagas de senador.

Possibilidade de um "Rafaboy"

Nos bastidores, são frequentes os comentários de que a vaga pleiteada por Júlio César e Flávio Nogueira na chapa majoritária do governador Rafael Fonteles (PT) poderá ser ocupada por um "Rafaboy", apelido atribuído aos políticos jovens que integram o primeiro escalão do governo e que são da cota pessoal do governador.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas