Gustavo Almeida

Promotoria apura suposto crime eleitoral em inauguração de hotel no Piauí

Pré-candidato a prefeito e dono de paredão de som foram intimados a prestar esclarecimentos.

24 de abril de 2024 às 10:57
6 min de leitura

A inauguração do Hotel Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, segue dando o que falar. Não bastasse a polêmica pelo fato de dois ex-prefeitos da cidade terem sido barrados no evento realizado na última sexta-feira (19), agora o Ministério Público Eleitoral apura possível crime eleitoral durante a inauguração do hotel, que é do Governo do Piauí e será gerido por meio de uma parceria público-privada.

Pré-candidato Rogério Castro carregado por apoiadores em frente ao hotel (Reprodução/Instagram)

A promotora Gabriela Almeida de Santana instaurou, ainda na segunda-feira (22), uma investigação para apurar a realização de um ato por parte do vice-prefeito e pré-candidato a prefeito Rogério Castro (MDB). No dia da inauguração, Rogério reuniu centenas de apoiadores na frente do hotel, com paredão de som, bandeiras e muito foguetório.

Vídeos do ato de Rogério Castro foram publicados nas redes sociais. Em alguns deles, o pré-candidato aparece sendo carregado e ovacionado por apoiadores. No paredão de som, uma música que tocava dizia "eu quero ver você votar no meu prefeito".

Rogério com o deputado federal Castro Neto em ato na frente do hotel (Reprodução/Instagram)

No dia, houve uma disputa entre o grupo de Rogério Castro e o do pré-candidato Isaías Neto (PT) para ver quem mostrava mais força ao governador Rafael Fonteles, que estava na inauguração do hotel e cujo apoio é disputado pelos dois lados. Isaías Neto também reuniu apoiadores no local.

Pré-candidato foi intimado

Rogério Castro foi intimado a comparecer às 11h desta quarta-feira (24) na sede da Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato para prestar esclarecimentos. A promotora Gabriela Almeida de Santana determinou ainda que sejam juntadas todas as fotos e vídeos do ato promovido por ele na frente do Hotel Serra da Capivara.

Dono do paredão intimado

Além de intimar o pré-candidato a prefeito, a promotora também intimou Dean dos Santos Cavalcante para prestar depoimento. Dean aluga paredões de som para eventos e um dos seus equipamentos automotivos foi usado no ato político promovido por Rogério Castro. A oitiva dele foi realizada às 10h30 da terça-feira (23).

O que diz Rogério Castro

Procurado pela coluna, o pré-candidato Rogério Castro não retornou o contato até a publicação.

OUTROS ASSUNTOS

| Ele manda na prefeitura

Vereador Markim Costa (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

O vereador Markim Costa, presidente municipal do PRD, mandou o recado para o prefeito Dr. Pessoa em meio à irritação com a postura da primeira-dama Samara Conceição. Markim disse que os pré-candidatos não aceitam interferência de Samara no grupo e avisou que está na hora do prefeito agir para resolver o estrago causado pela esposa. Disse mais: Dr. Pessoa manda na prefeitura e nos secretários dele, mas no PRD quem manda é ele e o presidente estadual Bruno Vilarinho.

“Está na hora dele controlar essas interferências porque o prefeito comanda a prefeitura e seus secretários, mas aqui no PRD eu tenho aval dos pré-candidatos para falar por eles. Aqui no PRD esse comando é nosso”, afirmou Markim Costa visivelmente incomodado.

| Parece inofensivo

Assembleia Legislativa (Divulgação/Governo do Estado)

Praticamente toda semana a Assembleia Legislativa do Piauí aprova o reconhecimento de utilidade pública para associações, fundações e entidades semelhantes. De tão trivial, esse tipo de aprovação não desperta interesse e atenção de ninguém da imprensa. Mas, engana-se quem pensa que aprovar utilidade pública para associações ou fundações é um ato inofensivo. São tantos os interesses por trás desses benditos reconhecimentos...

| Jeová fala em blocão

Jeová Alencar (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

O deputado estadual e pré-candidato a vice-prefeito de Teresina Jeová Alencar (Republicanos) afirmou ao Lupa1 que montaram para o pré-candidato Fábio Novo (PT) o maior blocão já visto na história da cidade. Jeová disse ainda que a chapa dele e Sílvio Mendes não tem arrogância nem prepotência. “A população está vendo a formatação do maior blocão que já existiu aqui em Teresina, um blocão pelo poder. Nós temos os pés no chão, não temos salto alto, não temos arrogância, não temos prepotência. O que nós temos é respeito pela população e muito o que mostrar para o nosso povo”, comentou Jeová Alencar.

| Ventos de Oeiras

O que a desistência do pré-candidato Ícaro Carvalho (PT) na primeira capital do Piauí – antecipada por esta coluna – diz sobre a eleição para prefeito na capital que homenageia Teresa Cristina?

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas