Gustavo Almeida

Ex-prefeitos são barrados em inauguração de hotel com presença do governador

Episódio aconteceu em São Raimundo Nonato e teve forte repercussão na cidade; hotel inaugurado é do Governo do Piauí e será gerido por PPP.

21 de abril de 2024 às 15:20
8 min de leitura

A inauguração do Hotel Serra da Capivara foi marcada por um constrangimento que terminou em protestos. O empreendimento do Governo do Piauí em São Raimundo Nonato será gerido por meio de uma parceria público-privada (PPP) e a inauguração aconteceu na noite da sexta-feira (19) com a presença do governador Rafael Fonteles (PT).

Contudo, um fato político chamou atenção: os ex-prefeitos Avelar Ferreira e Padre Herculano Negreiros foram barrados pela segurança do evento. Avelar foi prefeito de São Raimundo Nonato três vezes e Padre Herculano duas vezes. Herculano é, inclusive, filiado ao PT, partido do próprio governador Rafael Fonteles.

Avelar e Pe. Herculano (Fotos: Reprodução/Instagram)

Aliados políticos e apoiadores presentes do lado de fora do evento protestaram na frente do hotel e pediram respeito à história dos dois ex-gestores. O evento foi organizado pela empresa que vai gerir o hotel, mas adversários e um dos ex-prefeitos barrados atribuem influência da prefeita Carmelita Castro (PT) no caso.

Nas redes sociais, vídeos mostram o momento em que Padre Herculano é impedido de entrar. (Veja no final da matéria).

Avelar Ferreira e Padre Herculano administraram o município de São Raimundo Nonato em 20 dos últimos 28 anos. A atitude chamou mais atenção com relação ao padre, que tem 81 anos, é do PT e apoiou as eleições do partido em nível estadual e municipal.

Acirramento político

Prefeita Carmelita Castro (Divulgação/Assessoria)

A atitude de barrar os dois ex-prefeitos acirrou ainda mais a temperatura política na cidade. Avelar Ferreira é um tradicional adversário de Carmelita Castro e recentemente se aliou ao pré-candidato Rogério Castro (MDB), atual vice-prefeito que rompeu com Carmelita e hoje é adversário dela.

Já Padre Herculano ainda nem anunciou oficialmente com quem seguirá após o racha no grupo da prefeita, mas a forte tendência de apoiar o vice Rogério Castro tem feito o esquema político da Carmelita vê-lo como adversário. O próprio Padre Herculano compartilhou em suas redes sociais mensagens de solidariedade recebidas após ser barrado.

O vice-prefeito e pré-candidato Rogério Castro, que estava no evento com o senador Marcelo Castro, publicou um vídeo repudiando a atitude de barrar os ex-prefeitos.

"Não poderia deixar de registrar na noite de hoje a minha indignação com o que a segurança fez ali na entrada do evento. Ex-prefeitos foram barrados, inclusive de São Raimundo Nonato. O ex-prefeito Avelar Ferreira, que teve três mandatos, e o ex-prefeito Padre Herculano, um homem que sempre militou nessa corrente nossa. Ele estava em um tratamento médico em Teresina e saiu às pressas sozinho, dirigindo, para assistir esse evento. E foi barrado vergonhosamente na entrada", disse.

Ex-prefeito acusa prefeita

Ao Lupa1, o ex-prefeito Avelar Ferreira disse que foi para o hotel às 17h e levou pré-candidatos a vereador e outros aliados para recepcionar o governador Rafael Fonteles e se somar a apoiadores de Rogério Castro. Avelar conta que percebeu que só podia entrar quem tinha senha e diz que a equipe da prefeita Carmelita escolhia a quem dar.

Ex-prefeito Avelar (Reprodução/Instagram)

"Quando vi que só entrava com senha, ficou nítido que a prefeita tinha feito essas escolhas e me retirei logo. Ficaram lá muitas lideranças políticas de vários municípios e o Padre Herculano. Quando estava no carro recebi uma ligação do deputado Castro Neto perguntando aonde eu estava, pois eu e minha esposa erámos convidados dele, e que nós poderíamos entrar. Eu agradeci muito a ele e ao senador Marcelo Castro, mas não voltei porque já estava no carro em direção à minha residência", contou o ex-prefeito destacando que preferiu se retirar antes de ser impedido de entrar.

Avelar disse que logo ao chegar em casa viu nas redes sociais que Padre Herculano tentou entrar, mas foi barrado. "Chegando em casa foi que vi através das redes sociais a humilhação que fizeram com o ex-prefeito Padre Herculano, um homem idoso que tem problemas de saúde", narrou Avelar.

O detalhe curioso é que Avelar e Padre Herculano são adversários históricos e já protagonizaram disputas ferrenhas na cidade, mas o fato de estarem hoje ligados a Rogério Castro os colocam numa situação em comum de adversários do grupo de Carmelita.

Pré-candidatos da base

Pré-candidatos Rogério Castro e Isaías Neto

Em São Raimundo Nonato, tanto o pré-candidato a prefeito Rogério Castro quanto o pré-candidato Isaías Neto (PT), este último lançado pela prefeita Carmelita, são da base aliada do governador Rafael Fonteles. Por ocasião da presença do gestor estadual na cidade, os dois grupos reuniram apoiadores em uma disputa na frente do hotel para ver quem mostrava mais força na recepção de Rafael.

Na frente do hotel, os dois lados realizaram atos de pré-campanha.

Prefeita não comenta

O Lupa1 procurou a prefeita Carmelita Castro por meio da assessoria de imprensa para que ela se manifestasse sobre as críticas de adversários que atribuem influência dela no episódio com os dois ex-prefeitos. Segundo a assessoria, a gestora não vai comentar o caso porque participou do evento na condição de convidada do hotel.

Administração do hotel pede desculpas

Novo Hotel Serra da Capivara (Reprodução/Instagram)

Após a repercussão do caso nas redes sociais e na região, o administração do Hotel Serra da Capivara divulgou uma nota em que classificou a situação como "contratempos protocolares". Segundo a nota, a grande quantidade de pessoas que compareceu ao evento exigiu que a organização da inauguração adotasse medidas de controle de acesso para garantir o conforto e a segurança dos presentes.

No texto, a administração do hotel pediu desculpas às autoridades barradas. "Gostaríamos de pedir desculpas às autoridades que, porventura, não conseguiram participar do evento devido às medidas adotadas. Comprometemo-nos a proporcionar outras oportunidades para que possam conhecer e desfrutar das instalações do Hotel Serra da Capivara em momentos futuros", diz a nota.

O texto ainda defende o hotel das críticas de que o evento teria privilegiado aliados da prefeita Carmelita Castro. "Ressaltamos ainda que o Hotel Serra da Capivara tem como princípio de governança não adotar nenhum posicionamento político-partidário, mantendo-se neutro em questões dessa natureza".

Veja vídeo do momento em que Padre Herculano é barrado:


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas