Gustavo Almeida

Tapetys e Ícaro veem pouco empenho do Karnak e tratativas para recuo avançam

Pré-candidato do PT em Oeiras se reuniu em Teresina com Hailton Alves e deputados petistas; membro da família Tapety diz que decisão cabe a Ícaro.

22 de abril de 2024 às 10:35
6 min de leitura

A disputa pela Prefeitura de Oeiras, a 280 km de Teresina, pode revelar surpresas nos próximos dias. Com a pré-candidatura do petista Ícaro Carvalho em terceiro lugar e crescendo abaixo do esperado, a viabilidade dele na disputa eleitoral já começa a ser colocada em xeque dentro do próprio grupo. Mas não é só isso.

Rafael Fonteles e Ícaro (Reprodução/Instagram)

Fontes ouvidas pela coluna sob reserva revelam que o próprio Ícaro considera que o governador Rafael Fonteles (PT) não está dando o empenho esperado em favor da sua pré-candidatura. A percepção de que Fonteles não anda empolgado com a eleição de Ícaro aumentou depois de uma reunião do pré-candidato com o gestor estadual.

Ícaro revelou essa percepção a pessoas próximas. Ele também se reuniu recentemente com o pré-candidato Hailton Alves (Solidariedade), que lidera as pesquisas até aqui. Deputados do PT também participaram do encontro dele com Hailton. A possibilidade de uma eventual desistência do petista ganhou força após o encontro.

Presentes no encontro, os deputados petistas Franzé Silva, Dr. Vinícius, Francisco Limma e Dr. Francisco Costa teriam convencido Ícaro a desistir.

Não tirou nada de Hailton

Hailton e deputados do PT que o apoiam (Divulgação)

Membro destacado da família Tapety ouvido por esta coluna confirma que o grupo esperava mais empenho do governador. Uma das queixas é que Rafael até agora não tirou nenhum cargo indicado por Hailton e seus aliados em Oeiras. Na avaliação dos defensores de Ícaro, se Rafael quisesse mesmo derrotar Hailton teria "cortado as asas dele".

Outro ponto questionado é o fato de Rafael permitir que os deputados estaduais Franzé Siva (PT), Hélio Isaías (PT) e Evaldo Gomes (Solidariedade), membros da base aliada do governo estadual, articulem e atuem fortemente na pré-campanha de Hailton em detrimento da presença de Ícaro na disputa.

A decisão é dele

Família Tapety joga decisão para Ícaro (Divulgação)

A mesma fonte ouvida pela coluna avalia que sem o empenho do governo estadual, dificilmente Ícaro conseguirá deslanchar. Diante desse cenário, conta que é momento de pensar num recuo e consequentemente em uma composição com Hailton, assim como estava previsto antes da cisão no grupo de oposição em Oeiras.

No núcleo Tapetys, o entendimento é de que qualquer decisão agora está nas mãos de Ícaro. Se ele optar por recuar, a decisão será apoiada. "O próprio Ícaro tem sentido que as coisas da parte do Karnak estão arrefecendo. Agora a decisão é dele. Está entregue a ele", contou um dos mais notáveis aliados do pré-candidato petista.

Dispensa ser vice

Ícaro Carvalho (Reprodução/Instagram)

Caso decida recuar, Ícaro já deu a entender que não tem pretensão de ser vice de Hailton. Inicialmente, antes da divisão no grupo, a chapa seria Hailton prefeito e Ícaro vice. Agora, ele demonstra não ter mais interesse na vaga. "Ele está certo em não querer. Nem ficaria bonito ele ser vice depois de tudo que aconteceu", disse a fonte.

Embora ainda não tenha nenhuma decisão, os comentários internos no grupo dos Tapetys é que o ex-deputado estadual Mauro Tapety (MDB) será o vice de Hailton.

Uma outra fonte ouvida, esta mais afoita nas conclusões, garantiu que a desistência já tem o aval do próprio governador Rafael Fonteles.

Deputado confirma

Dep. Evaldo Gomes (Foto: Thiago Amaral/Alepi)

Procurado pela coluna, o deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) confirmou que ele e outros deputados do PT que apoiam Hailton se reuniram com Ícaro Carvalho em Teresina. De acordo com Evaldo, está tudo "bem encaminhado" para que Ícaro recue da pré-candidatura e apoie Hailton.

"Tivemos uma conversa muito boa. Acho que nessa semana teremos uma decisão em favor dessa aliança", disse.

Sem a união, eleição fica difícil

Hailton Alves e os deputados que o apoiam avaliam que a adesão de Ícaro é crucial para a vitória. Com a oposição dividida, sem apoio do PT e do MDB local, os mais ponderados no entorno de Hailton, e ele próprio, entendem que a eleição seria quase impossível, mesmo com a liderança de momento nas pesquisas. Duas candidaturas de oposição só favoreceria a situação. Por isso, existe toda uma operação para que Ícaro recue em favor de Hailton.

De um jeito ou de outro, os próximos dias prometem na primeira capital...

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas