Gustavo Almeida

MP-PI investiga secretário municipal por acúmulo da função de GCM em Teresina

Político é filiado ao PC do B e foi candidato a vereador em 2020; procurado pela coluna, ele disse que a situação já foi resolvida.

10 de janeiro de 2024 às 08:00
6 min de leitura

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), por meio da 42ª Promotoria de Justiça de Teresina, instaurou procedimento para investigar um caso de acúmulo ilegal de cargos por parte de um secretário municipal de Monsenhor Gil. Brenno Dias Brandão, filiado ao PC do B, estaria ocupando o cargo de secretário de Desenvolvimento Rural em Monsenhor Gil ao tempo em que também é guarda civil municipal em Teresina.

Site da Prefeitura de Monsenhor Gil mostra Brenno na lista de secretários municipais (Reprodução)

O MP-PI tomou conhecimento do caso no final de setembro de 2023 por meio de uma denúncia (notícia de fato). Nesta semana, o órgão transformou a notícia de fato em procedimento preparatório de investigação. Um procedimento administrativo também foi aberto pelo Comando da Guarda Municipal para apurar a situação.

No perfil de Brenno no Instagram, ele se identifica como guarda civil municipal e ex-secretário de Agricultura de Monsenhor Gil. Porém, a mesma rede social é repleta de fotos recentes dele em agendas como se fosse secretário ou membro da gestão, inclusive visitando órgãos governamentais e participando de entregas de kits de irrigação para pequenos agricultores do município.

Postagem de Brenno há 17 dias(Reprodução/Instagram)

No site da Prefeitura de Monsenhor Gil, ele ainda aparece na relação de secretários municipais.

Brenno foi candidato a vereador em Monsenhor Gil nas eleições de 2020, teve 110 votos e não foi eleito. Ele é ligado à deputada estadual Elisângela Moura (PC do B) e ao deputado federal Merlong Solano (PT).

Postagem feita há 20 dias (Reprodução/Instagram)

Para o MP-PI, a acumulação ilegal de cargos pode resultar em ação por ato de improbidade administrativa que importe em enriquecimento ilícito. A apuração do caso é conduzida pelo promotor Edilson Farias, da 42ª Promotoria de Justiça de Teresina.

O QUE DIZ BRENNO

Procurado pela coluna, Brenno Brandão respondeu que "não tem essa acumulação" e que "já foi resolvido". Ele encaminhou a portaria de exoneração do cargo de secretário municipal, assinada pelo prefeito de Monsenhor Gil no dia 30 de novembro de 2023, portanto, 40 dias atrás.

Exoneração de Brenno do cargo de secretário

Brenno também enviou um documento da Prefeitura de Teresina em que foi cedido para a Prefeitura de Monsenhor até dezembro de 2022. No entanto, ele foi secretário ao longo do ano de 2023.

Questionado se a cessão foi renovada em 2023, ele respondeu que precisou voltar para a Guarda Civil Municipal em razão do estágio probatório.

OUTROS ASSUNTOS

| Não significa oposição

Vereador Dudu, do PT (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

O vereador Dudu (PT) afirmou à coluna que a saída de Maykon Silva do comando da Fundação Wall Ferraz não significa que ele mudará a postura em relação à gestão do prefeito Dr. Pessoa na Câmara Municipal. Segundo Dudu, o aliado entregou o cargo porque precisa voltar a integrar sua equipe de campanha, na condição de coordenador. "Não é porque ele saiu que eu agora vou fazer oposição ao prefeito Pessoa", disse Dudu.

| É cada lei, viu!

Dr. Vinícius Nascimento (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

O governador Rafael Fonteles (PT) sancionou no começo desta semana uma lei de autoria do deputado estadual Dr. Vinícius Nascimento (PT) que cria do Dia Estadual do Diabetes no Piauí. A lei sancionada pelo chefe do Executivo prevê que o Dia do Diabetes será "comemorado" – é assim que está escrito no Diário Oficial – anualmente no dia 14 de novembro e vai integrar o calendário oficial do estado.

| Vai ser candidato

Sérgio Bandeira (Foto: Reprodução/Instagram)

O secretário executivo de Comunicação da Prefeitura de Teresina, Sérgio Bandeira, trabalha focado em uma pré-candidatura a vereador. Ele já disputou o cargo em 2020, mas não foi eleito. Bandeira era ligado ao ex-prefeito Firmino e aderiu à gestão de Dr. Pessoa no começo de 2023. É lá que ele vai fazer outra tentativa de chegar à Câmara. "Estou trabalhando para ser candidato", disse à coluna.

| Show do Amado

Prefeita Deborah com Pablo Santos na Setur

A prefeitura da pequena cidade de São Braz do Piauí vai realizar no dia 27 deste mês, via Secretaria de Turismo, um show com o cantor Amado Batista com custos de R$ 250 mil. A prefeita da cidade, Deborah Cardoso (MDB), é apoiadora do deputado estadual Pablo Santos (MDB), atual secretário de Turismo que liberou a verba. A gestora poderia ter pedido dinheiro para outra coisa, mas pediu para uma festa cara. Prioridades, né.

| Agenda em Brasília

Hilder com Carlos Siqueira (Reprodução/Instagram)

O pré-candidato a prefeito de Parnaíba Hilder Monção esteve nesta terça-feira (9) em Brasília. Acompanhado de outras lideranças do partido no Piauí, ele se reuniu com o presidente nacional da sigla Carlos Siqueira. O dirigente anunciou total apoio do partido à pré-candidatura de Monção e prometeu estar presente na filiação dele ao PSB em fevereiro. Em Brasília, Monção também teve breve encontro com o vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB) e o convidou para sua filiação ao partido.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas