Gustavo Almeida

Limma vê com preocupação junção do Emater com a Adapi proposta por Rafael

Deputado petista põe dúvidas sobre a funcionalidade de uma secretaria com as atribuições dos dois órgãos.

22 de novembro de 2022 às 21:59
2 min de leitura

O deputado estadual Francisco Limma (PT) disse que vê com preocupação a decisão do governador eleito Rafael Fonteles (PT) de transformar o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi)em um só órgão. A proposta de Rafael com as mudanças na estrutura administrativa do governo foi enviada à Assembleia Legislativa e será votada na atual legislatura, antes mesmo da posse dele.


Deputado Limma (Foto: Thiago Amaral/Alepi)

Limma defende que são necessárias mudanças na Adapi e no Emater, mas coloca dúvidas sobre a legalidade da junção e sobre a funcionalidade que o novo órgão terá.

“Eu tenho algumas preocupações em relação a essa questão da junção do Emater e da Adapi. Primeiro, porque tem uma legislação federal que regulamenta tanto a extensão rural quanto a defesa agropecuária e então nós precisamos compreender se de fato isso é constitucional, se isso está dentro da legalidade. A outra questão é o funcionamento, a funcionalidade dela. Nós precisamos analisar com mais cuidado”, falou o deputado.

Na última segunda-feira (21), o governador eleito Rafael Fonteles anunciou mudanças na estrutura administrativa do governo que incluem 11 órgãos estaduais. Entre as alterações estão extinções, fusões e criação de novas pastas oriundas de incorporações. Conforme a proposta de Rafael, o Emater vai se transformar em Secretaria de Assistência e Defesa Agropecuária (Sada), passando a vincular os serviços da Adapi.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas