Gustavo Almeida

Além de genro e filhas, primo de prefeita também foi aprovado em 1º; MP abre investigação

Promotor quer relação de pessoas que participaram de cada etapa do concurso, do armazenamento ao transporte das provas. Prefeita foi notificada.

27 de abril de 2024 às 06:58
5 min de leitura

Após esta coluna revelar em primeira mão na última terça-feira (23) que duas filhas e um genro da prefeita de Tamboril do Piauí, Ana Delcides Figueiredo (MDB), passaram nas primeiras colocações em um concurso da prefeitura do município, novas suspeitas de fraude no certame começam a surgir. Após a repercussão do caso, veio à tona que outro parente da gestora também foi aprovado em 1º lugar para o cargo ao qual concorreu.

Everaldo Teodósio da Silva, primo da prefeita Delcides, foi aprovado para a única vaga de professor SL superior com licenciatura em matemática. Ele alcançou 95 pontos na prova objetiva, bem perto da nota máxima de 100 pontos. O segundo colocado alcançou apenas 79 pontos.

Prefeita Ana Delcides e as filhas Ravena e Raíssa (Reprodução/Instagram)

Na manhã da última terça-feira, a coluna revelou com exclusividade que Ravena Figueiredo Guedes, filha da prefeita, ficou em 1º lugar para a única vaga de médico veterinário. O marido de Ravena, Kamuel Kessler Barbosa ficou em 1º para a única vaga de motorista e a outra filha, Raíssa Figueiredo Guedes, ficou em 1º para uma das duas vagas de nutricionista. Com o primo, são quatro parentes da prefeita em 1º lugar no concurso.

MP abre investigação

Depois da coluna revelar o caso, oito pessoas, entre elas alguns candidatos que não foram aprovados, ofereceram denúncia na Promotoria de Justiça de Canto do Buriti, que abrange o município de Tamboril do Piauí.

Além disso, a Promotoria tomou conhecimento que uma cunhada das filhas da prefeita, de nome Teresa Cristina Piauilino de Aguiar Guedes, é integrante titular da comissão especial de concurso público do município de Tamboril. Nesse caso, conforme o próprio edital no seu item 12.4, a participação das filhas da prefeita no concurso ficaria proibida pelo fato de serem parentes, consanguíneos ou por afinidade, em linha reta ou colateral, de membro da comissão.

Veja o que diz o item 12.4: "Não poderão participar do Concurso Público, os membros da comissão deste certame e os profissionais responsáveis pela elaboração das provas objetivas, assim como seus parentes consanguíneos ou por afinidade, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau".

Diante dos fatos, o promotor de Justiça Yan Walter Carvalho Cavalcante acolheu notícia de fato (denúncia) e abriu apuração para investigar as fortes suspeitas de fraude no concurso. A prefeita Ana Delcides Figueiredo e a empresa Fenaz do Pará, banca responsável por aplicar o concurso, foram notificadas a prestar esclarecimentos.

Promotor Yan Walter Cavalcante investiga suspeitas no concurso de Tamboril (Foto: Divulgação/MP-PI)

O promotor solicitou cópia dos cartões-resposta dos aprovados para os cargos de motorista, nutricionista, médico veterinário e de professor com licenciatura em matemática. Solicitou ainda a relação dos responsáveis pela elaboração da prova e relação das pessoas que tinham o gabarito das provas para os respectivos cargos.

O promotor quer ainda saber quem eram os responsáveis pela elaboração das provas e pelo acesso ao gabarito (toda a cadeia de pessoas que tiveram acesso ao gabarito); relação dos funcionários/servidores/terceirizados responsáveis pelo transporte das provas até os locais em que foram aplicadas; local em que a prova foi armazenada antes da aplicação, listas de presenças e atas de aplicação das provas.

A empresa Fenaz do Pará e a prefeita Ana Delcides Figueiredo terão prazo de cinco dias corridos para apresentar todas essas informações à Promotoria. A abertura da apuração foi oficializada em portaria nesta sexta-feira (26).

Silêncio absoluto

Desde quando revelou o caso, a coluna tem tentado contato com a prefeita Delcides Figueiredo e com a empresa Fenaz do Pará. Porém, nem a gestora nem a empresa respondem às tentativas de contato.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas