Saúde

Brasil passa de 2 mil mortes causadas por dengue em 2024

Piauí já soma quase 8 mil casos da doença e sete mortes.

30 de abril de 2024 às 20:32
2 min de leitura

O Brasil passou de 2 mil mortes por dengue nos primeiros meses deste ano. Até o momento, o país registrou 2.073 óbitos, segundo os dados atualizados nesta terça-feira (30), pelo painel Arboviroses do Ministério da Saúde.

Mosquito da dengue- Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução/freepik

De acordo com os dados, já são 4.176.810 casos prováveis da doença registrados no país.

Segundo o Ministério da Saúde, 13 estados e o Distrito Federal apresentam queda nos casos: Acre, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul, apresentam tendência de estabilidade. Já os estados de do Ceará, Mato Grosso, Pará, Sergipe e Tocantins estão com tendência de aumento.

No Piauí, até o momento já 7.988 casos prováveis de dengue, sete mortes e uma uma ainda em investigação.

“Eu tenho usado a metáfora que subimos a montanha e agora estamos descendo. Mas nessa descida temos ainda muitos casos que podem acontecer e óbitos que podem ser evitados. Então, precisamos sempre lembrar que ainda é importante que estejamos em alerta”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, em entrevista coletiva.

Sintomas da dengue:

Febre alta;

Dor no corpo e nas articulações;

Dor atrás dos olhos;

Mal-estar;

Dor de cabeça;

Manchas vermelhas no corpo.

Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por:

Dor abdominal intensa e contínua;

Vômitos persistentes;

Acúmulo de líquidos;

Sangramento de mucosa;

Irritabilidade.

Como prevenir a doença:

A principal forma de se prevenir contra a dengue é reduzir a infestação do mosquito transmissor, Aedes aegypti. Eliminar o criadouro é fácil e pode ser feito em pouco tempo, adotando ações simples do cotidiano.

Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, entre outros recipientes que possam acumular água. Realizar a limpeza regular da caixa d’água e sempre mantê-la fechada. Além disso, é importante fazer uso de repelentes.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas