Gustavo Almeida

Família Paes Landim se une em São João do PI após divisão que ‘entregou’ eleição

Na oposição, tradicional clã político do município vai concentrar esforços em torno de um único nome no pleito deste ano.

30 de abril de 2024 às 12:30
2 min de leitura

A família Paes Landim decidiu marchar unida nas eleições municipais deste ano em São João do Piauí, a 480 km de Teresina. O tradicional clã político vai apostar no nome do médico Alexandre Mendonça (PSB), que disputou as últimas três eleições para prefeito. Em todas elas, a família estava dividida.

Alexandre Mendonça e Eduardo Moura com o deputado estadual Firmino Paulo (Reprodução/Instagram)

Nas eleições de 2020, essa divisão familiar praticamente "entregou" a eleição para o atual prefeito Ednei Amorim (MDB), que acabou eleito com 4.733 votos, o equivalente a 41% do total de votos válidos. Na segunda colocação ficou o médico Eduardo Moura (PSD) com 4.309 votos (37,35%) e em terceiro Alexandre Mendonça com 2.494 votos (21,62%).

Eduardo e Alexandre são primos, membros da família Paes Landim. Juntos, tiveram quase 60% dos votos.

Os números mostram que, se estivessem unidos, teriam derrotado Ednei Amorim com facilidade. Ednei era o candidato da situação, lançado pelo então prefeito Gil Carlos (PT), hoje deputado estadual.

Cenário semelhante aconteceu na eleição de 2012, quando a família Paes Landim também lançou dois candidatos (Dr. Alexandre e Abel Landim) contra o então novato Gil Carlos, que chegou ao poder com apenas 42,17% dos votos válidos.

Família marcha unida em 2024 (Reprodução/Instagram)

Na eleição deste ano, além de marchar unido, o grupo de oposição conseguiu atrair lideranças que nos últimos pleitos estiveram no palanque de Gil Carlos e Ednei Amorim. Um deles é o presidente da Câmara, vereador Dante Quintans. Dante foi vice-prefeito de Gil Carlos na administração do petista encerrada em dezembro de 2020.

Dos 11 vereadores do município, seis apoiam a pré-candidatura de Alexandre Mendonça. O médico também conta com apoio do deputado estadual Firmino Paulo (PT), cuja família é tradicional na política da cidade.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas