Gustavo Almeida

Hélio Isaías rebate Marcelo Castro sobre rompimento em São Raimundo Nonato

Deputado diz que grupo do senador fez aliança com adversários de Rafael Fonteles na cidade ainda na eleição de 2022.

04 de setembro de 2023 às 07:45
7 min de leitura

O deputado estadual Hélio Isaías (PT) reagiu à declaração do senador Marcelo Castro (MDB), que recentemente justificou o rompimento do MDB com o grupo de Hélio em São Raimundo Nonato alegando que ele e seus aliados foram excluídos pelo petista e sua esposa Carmelita Castro, que é prefeita da cidade. Marcelo disse que tentou dialogar, mas o casal preferiu lançar um pré-candidato sem ouvir o seu grupo, que rompeu e lançou o vice-prefeito Rogério Castro para prefeito.

Hélio Isaías e Marcelo Castro: grupos rompidos em São Raimundo Nonato (Fotos: Lupa1 | Agência Senado)

De acordo com Hélio, o senador não explica verdadeiramente a situação. Segundo ele, o afastamento dos dois grupos começou ainda na eleição estadual de 2022, quando o grupo de Marcelo teria se unido à família Ferreira, principal rival de Hélio e Carmelita na política local. Historicamente adversários dos governos do PT no Piauí, os Ferreiras apoiaram Sílvio Mendes para o Governo em 2022.

"Nunca [os excluímos]. As vezes as pessoas não colocam bem o que é para ser colocado. Esse foi um processo desde a eleição estadual. Na eleição estadual o grupo do senador se uniu com o grupo dos Ferreiras e essa junção vem desde o processo de 2022", disse Hélio ao repórter Júnior Santos, do Lupa1.

O deputado afirmou ainda que o grupo dele e da esposa Carmelita permanece no mesmo lado e diz que quem mudou foi o de Marcelo. O casal lançou Isaías Neto, sobrinho de Hélio, como pré-candidato para a sucessão municipal.

"Nós continuamos no mesmo lado, no lado onde nós ganhamos a eleição em São Raimundo Nonato, ao lado do povo de São Raimundo. Não mudamos nossa postura.", finalizou Hélio Isaías.

Quem é mais próximo de Rafael?

Dois grupos são aliados e disputam proximidade com Rafael (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)

Agora rompidos, os dois grupos disputam a preferência do governador Rafael Fonteles (PT). Marcelo Castro acredita que Rafael não vai interferir na eleição de São Raimundo Nonato pelo fato de os dois grupos terem votado nele e serem aliados de sua gestão.

Já o esquema político de Hélio Isaías e Carmelita trabalha para que o governador participe da campanha de Isaías Neto e usa a aliança do grupo de Marcelo Castro com a família Ferreira como arma para jogar o Karnak contra a campanha do grupo do senador.

Como parte dessa estratégia, Hélio Isaías quer filiar o pré-candidato Isaías Neto no próprio PT. Assim, o deputado defenderá a tese de que o governador não pode abrir mão de apoiar um petista em detrimento de um candidato que está aliado a adversários do seu governo.

| Decisão amanhã

Wellington Dias (Foto: Ezequiel de Sá/Lupa1)

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), disse no domingo (3) ao site Poder360 que a reforma ministerial no Governo Lula “está perto” e que o anúncio da decisão do presidente vai sair até amanhã (5). O ministério comandado pelo piauiense é um dos principais alvos do Centrão.

A expectativa é que o MDS deverá ser ao menos fatiado para a entrada de Progressistas e Republicanos. “Está bem perto! Acho que até terça-feira teremos o anúncio da decisão dele”, respondeu Dias ao ser perguntado se Lula teria confirmado sua permanência.

| Boa iniciativa

Frigorífico estará em três municípios localizados no semiárido piauienses (Foto: Arthur Martins)

O governador Rafael Fonteles (PT) participou na última sexta-feira, na pacata cidade de Socorro do Piauí, do lançamento da pedra fundamental do Frigorífico Botão de Sola, do Grupo Sama. O empreendimento privado atraído com apoio do governo estadual vai se instalar na região no ano que vem e promete gerar até 3 mil empregos em municípios daquela área. É uma excelente ação, que vai muito além do assistencialismo e da pequenês nas ações governamentais que vimos nos últimos anos no Piauí.

Valorizar o local

Os executivos do Grupo Sama garantem que vão comprar caprinos e ovinos em todo o Piauí, abater nos frigoríficos do grupo instalados em solo piauiense e vender para o mundo inteiro. O Piauí é um dos maiores produtores de caprinos e ovinos do Brasil, mas esse potencial não é aproveitado como deveria para contribuir com o desenvolvimento do estado. Com a instalação do frigorífico, cria-se uma boa expectativa para começar a mudar essa realidade.

| Fissura exposta

Franzé e Fábio: clima entre eles é azedo (Fotos: Lupa1)

A processo traumático que levou à escolha de Fábio Novo como pré-candidato do PT a prefeito de Teresina ainda vai render pano pra manga. Derrotado na disputa interna, o deputado Franzé Silva não demonstra nenhum interesse em se engajar na campanha de Novo. O presidente da Assembleia Legislativa se sente vítima de uma rasteira orquestrada pelo Palácio de Karnak para que Fábio Novo fosse escolhido. Franzé entende que, além de derrotá-lo, a ala Fábio Novo/Karnak quis humilhá-lo.

Fiquem livres

Em sua pré-campanha, Franzé fez alianças com partidos e lideranças de fora do PT, inclusive alguns "firministas". Com a derrota na disputa interna, o presidente da Assembleia não pretende fazer nenhum esforço para que os aliados que conquistou sigam com Fábio Novo. Se Novo quiser, que procure todo mundo e tente conquistá-los com seu próprio esforço. Franzé não deverá trabalhar contra o colega de partido, mas lavou as mãos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas