A reação de Washington Bonfim à declaração de Bárbara do Firmino
Deputada, filha do ex-prefeito Firmino Filho, disse na semana passada que "firministas" que se aliaram ao PT não eram aliados verdadeiros do pai dela.
Na terça-feira da semana passada, a deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) disse em entrevista ao Lupa1 que os ex-aliados de Firmino Filho [1963-2021] que se abraçaram com o PT não eram "firministas" verdadeiros. Segundo ela, firminista de verdade não se alia ao PT, uma vez que Firmino condenava o jeito petista de governar.
Bárbara não fez exceções nem ressalvas ao dar a declaração.
Washington Bonfim (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)
No sábado, quando chegava para o lançamento da pré-candidatura do petista Fábio Novo a prefeito de Teresina, o secretário estadual de Planejamento Washington Bonfim foi questionado pelo Lupa1 sobre a fala da deputada. Bonfim era próximo de Firmino, mas em 2022, um ano após a morte do ex-prefeito, se aliou ao PT e vai ser um dos coordenadores de campanha de Fábio Novo.
"[Esse tipo de declaração] é natural desse momento. A Bárbara é uma amiga", se limitou a comentar.
Após participar de várias campanhas do PSDB em Teresina como aliado de Sílvio Mendes e Firmino Filho, em palanque oposto ao do PT, Washington Bonfim agora defende que a capital seja governada por um político petista. Em 2024, o PT vai tentar quebrar um ciclo que quase 40 anos seguidos de derrotas em eleições para a prefeitura de Teresina.
| Protagonista ou coadjuvante?
Rafael e Fábio Novo (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)
Fábio Novo é o nome para aparecer na urna e para ser registrado como candidato na Justiça Eleitoral, mas quase todos os políticos da base governista vislumbram no governador Rafael Fonteles (PT) o personagem principal da eleição em Teresina e atribuem a ele as razões para o PT chegar à Prefeitura de Teresina pela primeira vez na história.
Quando falam da sucessão municipal, os aliados passam mais tempo mencionando o governador e alguns até esquecem de Fábio Novo.
| Homenagear nas redes é facil
Min. da Casa Civil Rui Costa (Reprodução/Instagram)
Se todos os políticos que publicaram fotinhas legais ontem (8) celebrando o Dia do Nordestino quisessem realmente o desenvolvimento do Nordeste, essa região estaria bastante avançada em relação ao que é. Datas como essa merecem ser comemoradas, sim, mas seria muito bom que toda essa paixão que eles expressam nas redes sociais se transformasse em luta pelo povo nordestino.
O Nordeste tem desafios históricos a serem superados e a classe política é responsável por isso. Mais ação, menos postagens, por favor!
| Esperança e fé nas obras
Antônio José Lira (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)
O líder do prefeito Dr. Pessoa na Câmara Municipal de Teresina, vereador Antônio José Lira (Republicanos), ainda acredita que o prefeito vai reagir nas pesquisas e chegar ao segundo turno. A fé de Lira é que obras que devem ser realizadas com a dinheirama de empréstimos feitos pela gestão municipal dêm uma boa ajuda para que o atual alcaide ganhe a robustez eleitoral necessária até 2024.
Outro fator faz Lira acreditar que Dr. Pessoa não ficará fora do segundo turno. Segundo ele, os outros candidatos são ruins.
| Confrontos MDB x PT
Reportagem especial do Lupa1 publicada no fim de semana mostra que MDB e PT, os dois maiores partidos da base aliada do governador Rafael Fonteles, devem se enfrentar em pelo menos oito cidades importantes do Piauí nas eleições municipais de 2024. Em algumas o clima de disputa entre as duas siglas já é de muita animosidade.
Clique aqui e leia a reportagem.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .