Coluna Coração 5.0

​Relação entre a ansiedade e as doenças do coração

Estudos têm mostrado que a ansiedade está associada a um maior risco de doenças cardiovasculares.

23 de agosto de 2023 às 10:14
3 min de leitura

Infelizmente a ansiedade é muito comum… Arrisco falar que quase metade dos pacientes que vejo no consultório possuem algum grau de aflição.

Ansiedade e doenças do coração - Foto: Pixabay

A relação entre ansiedade e doenças do coração é complexa e multifatorial, acredito que a humanidade ainda levará algum tempo até esclarecer totalmente a base das doenças comportamentais.

A ansiedade é uma resposta emocional normal do organismo diante de situações de estresse da nossa vida, mas quando se torna crônica ou excessiva, pode afetar a sua saúde.

Estudos têm mostrado que a ansiedade está associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão arterial, doença arterial coronariana (que leva ao infarto), insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC).

Acredita-se que a ansiedade possa afetar a saúde do coração de várias maneiras, trago 3 delas aqui pra você:

  • Estresse oxidativo: a ansiedade pode desencadear a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina, que podem aumentar a produção de radicais livres no organismo e causar danos às células.
  • Inflamação: a ansiedade crônica pode levar a uma inflamação sistêmica de baixo grau, que tem sido associada a um maior risco de doenças cardiovasculares.
  • Estilo de vida: pessoas com ansiedade tendem a adotar hábitos pouco saudáveis, como sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool, que também estão associados a um maior risco de doenças cardiovasculares.

Além disso, a ansiedade também pode afetar o tratamento e a recuperação de pacientes com doenças do coração. Pessoas com ansiedade tendem a ter piores resultados após procedimentos cardíacos, como cirurgia cardíaca ou angioplastia, e têm maior probabilidade de apresentar complicações.

Por isso, é importante que pessoas com ansiedade recebam um tratamento adequado, que pode incluir terapia comportamental, medicação ansiolítica e precisa de mudanças no estilo de vida.

Não tenha dúvida, o controle da ansiedade pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e melhorar a saúde do seu coração.

Ao menor sinal de incômodo e perceber que seu comportamento está afetando sua vida pessoal, familiar ou profissional, busque ajuda!

Dr. Jocerlano Sousa

Cirurgião cardiovascular

CRM - PI 3412

RQE 1579

😷❤️

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas