Andressa Martins

Dr. Vinicius diz que acordo com MDB na Alepi deve ser mantido

Deputado adotou um discurso diferente do presidente Franzé Silva, que disse que o acordo dependerá da harmonia na Casa.

31 de maio de 2023 às 06:00
3 min de leitura

Colaborou: Eduardo Amorim

O deputado estadual Dr. Vinicius (PT) disse em entrevista ao Lupa1 na terça-feira (30) que o acordo feito entre o PT e o MDB, que elegeu Severo Eulálio presidente da Assembleia Legislativa do Piauí para o biênio 2025-2026, deverá ser mantido, independente do entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Corte deverá analisar nos próximos dias a possibilidade da anulação da eleição antecipada da Mesa Diretora da Assembleia do Tocantins. Caso o plenário confirme a decisão do ministro Dias Toffoli, o caso abre precedente para anulação da eleição antecipada na Alepi.

Dr. Vinicius NascimentoGustavo Almeida/Lupa1


Para Dr. Vinicius, caso a decisão anule a eleição, o PT deverá manter o acordo com o MDB e se unir para eleger Severo em uma nova eleição no segundo biênio.

"Dentro da Alepi, hoje é um ambiente que a gente tem consciência que foi eleito um presidente e se juridicamente tiver que cair, tem que ser conversado e mantido [o acordo], afinal de contas, foi eleito e nada mudou nesses últimos meses nas relações dos partidos”, declarou.

O parlamentar destacou ainda que o diálogo entre os membros da base aliada não mudou desde a eleição do dia 1º de fevereiro. “Se houver essa interpretação do Supremo, vai ter que realmente seguir e cumprir a ordem judicial, mas a continuidade do processo [acordo entre PT e MDB] não vai ter alteração. Não mudou perfil, não mudaram os diálogos dentro da Assembleia", finalizou o petista.

Franzé e Severo EulálioFotos: Lupa1



Acordo em risco

Questionado na última segunda-feira (29) se será mantido o acordo com o MDB para que o partido comande a Alepi no biênio 2025-2026, Franzé já não deu garantias. Segundo ele, tudo vai depender de como estará a harmonia da casa quando chegar 2025.

"Ocorreu ainda na minha eleição [um acordo] de que o MDB venha a ter esse direito de comandar a casa no segundo biênio. Vamos continuar com esse diálogo para que haja harmonia e no período em que houver a eleição a gente continuar com esse acordo. Mas depende de uma harmonia da casa e isso nós vamos trabalhar daqui até a eleição.", finalizou.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas