Primeira morte confirmada por dengue em 2025 no Piauí é de menina de 12 anos
Vítima, que tinha anemia falciforme, morreu no dia 28 de fevereiro, após complicações decorrentes da doença.
A primeira morte por dengue no Piauí em 2025 foi de uma criança de 12 anos, identificada como Isabelle Felix Evangelista, moradora de Nazaré do Piauí. Isabelle, que tinha anemia falciforme, morreu no dia 28 de fevereiro, após complicações decorrentes da doença, no Hospital Tibério Nunes, em Floriano.
Os dados mais recentes da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) indicam que, em 2025, o estado já contabiliza 1.783 casos prováveis da doença, com 840 casos confirmados. Desses, seis são classificados como graves. O aumento dos registros de dengue tem gerado preocupação entre as autoridades de saúde, que seguem intensificando as medidas preventivas.
Em 2024, o Piauí enfrentou uma situação ainda mais grave, com 21 óbitos registrados, o que representa um aumento superior a 400% em relação a 2023, quando foram registradas apenas quatro mortes. Esse crescimento alarmante reforça a necessidade de atenção redobrada para o combate à doença.
As autoridades enfatizam que, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, é fundamental a eliminação de criadouros, como recipientes com água parada, além do uso de repelentes e cuidados com a higiene.