Saúde

Vacina da gripe é liberada para população geral a partir desta quarta

Mesmo com a ampliação, a coordenadora destaca a importância da imunização das pessoas pertencentes aos grupos prioritários.

21 de maio de 2025 às 10:11
3 min de leitura

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), liberou a partir desta quarta-feira (21), a vacina contra a gripe para toda a população de Teresina a partir dos seis meses de idade. A mudança segue a nova orientação do Ministério da Saúde, após um mês de campanha e realização do dia D em todo o estado no último sábado (17).

Vacina da gripe é liberada para população geral a partir desta quarta. Foto: Ascom/FMS

O imunizante está disponível em todas as 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, além do posto de vacinação do Teresina Shopping – edifício garagem G3.

“Esta oferta se fundamenta no benefício que a vacinação pode proporcionar para a população não contemplada nos grupos prioritários, além de contribuir na redução dos atendimentos ambulatoriais e internações durante o período de maior circulação do vírus”, comenta Emanuelle Dias, coordenadora de Vacinação da FMS.

Mesmo com a ampliação, a coordenadora destaca a importância da imunização das pessoas pertencentes aos grupos prioritários, entre elas destacam-se as gestantes, puérperas, pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de seis anos de idade e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais (por exemplo pessoas com problemas cardiorrespiratórios, com obesidade mórbida, diabetes e imunossupressão).

“Até o momento, cerca de 80 mil teresinenses já tomaram a vacina, o que corresponde a 29,18% deste público. O número está um pouco acima da média nacional, que está em 28,17%, mas ainda é considerado baixo”.

A gripe ou influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tem elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente, podendo ocasionar quadros leves a graves. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, há necessidade de hospitalização.

“A vacina é uma das principais medidas de saúde pública, pois reduz complicações, internações e mortalidade. Além disso, a imunização contribui para evitar a sobrecarga do SUS, especialmente durante os períodos de maior circulação do vírus”, acrescenta Emanuelle Dias.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas