Prefeitura de Teresina inicia campanha de vacinação nas escolas
Presidente da FMS, destacou a importância do trabalho conjunto da família, escola e poder público para cumprir o calendário nacional de vacinação.
Na manhã desta sexta-feira (25), a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), iniciou a campanha de vacinação nas escolas da rede municipal. O evento foi realizado na Escola Municipal Parque Itararé.
‘’A vacina é uma forma segura e cientificamente provada que reduz as doenças, a mortalidade, as deficiências, agora com a faixa etária um pouco mais avançada porque são doenças próprias da idade. Então, a gente tem que confiar na vacina, elas cumprem o seu papel e estão durante o ano inteiro na rede municipal de saúde. Pedimos aos pais que, por favor, tragam os seus filhos à rede de saúde’’, destacou o prefeito Sílvio Mendes.
O presidente da FMS, Charles da Silveira, destacou a importância do trabalho conjunto da família, escola e poder público para cumprir o calendário nacional de vacinação como forma de atingir os objetivos da campanha.
‘’Vacinação é prevenção. Existe um calendário nacional de vacinação e o prefeito Silvio Mendes tem dado destaque à necessidade de nós atingirmos todas as metas. Então, nós estamos cumprindo o calendário nacional, em especial, a questão da vacina para HPV, para jovens de até 14 anos. Portanto, é importante porque a gente tem que chamar a família para que haja a vacinação. Aqui é família, escola, poder público, trabalhando em conjunto para que se preserve a saúde do jovem e das crianças da nossa cidade’’, afirmou o secretário.
A médica Amariles Borba, que já coordenou várias campanhas de imunização na cidade, esteve ao lado do prefeito e também falou sobre a importância das vacinas, principalmente a vacina contra HPV (Papilomavírus Humano), vírus associado ao câncer do colo do útero, segundo ela, apesar de ser o único câncer que possui vacina, ainda tem uma cobertura é mínima.
‘’Nós estamos aqui na escola divulgando e chamando a atenção que as crianças têm que vacinar. Por exemplo, a vacina do HPV, que é o único câncer que hoje tem vacina, infelizmente a cobertura é mínima. As mulheres estão morrendo por causa de câncer colo de útero. Isso é inadmissível hoje. Portanto, vamos vacinar, a vacina protege’’, pontuou a doutora.
Com a abertura da campanha de vacinação, a prefeitura de Teresina reforça o seu compromisso com a saúde da população, um direito fundamental de todos.