Saúde

Piauí registra terceira morte por dengue em 2025; segunda na mesma cidade

Vítima mais recente é José Reis da Costa, de 65 anos, conhecido como Zé de Abílio.

14 de abril de 2025 às 19:26
2 min de leitura

O Piauí registrou a terceira morte por dengue neste ano. A vítima mais recente é José Reis da Costa, de 65 anos, conhecido como Zé de Abílio, morador de Nazaré do Piauí. Ele morreu no dia 7 de abril, após complicações decorrentes da doença.

Piauí registra morte por dengue- Foto: Reprodução

Figura bastante conhecida na cidade, Zé era irmão do ex-prefeito Nonato de Abílio e apoiador tradicional da Festa do Vaqueiro, um dos principais eventos culturais do município.

Com a morte de José Reis, Nazaré do Piauí contabiliza seu segundo óbito relacionado à dengue em 2025. A primeira vítima foi uma menina de 12 anos que sofria de anemia falciforme, uma condição genética rara que compromete a produção normal de hemoglobina. Ela morreu no dia 28 de fevereiro, após quatro dias internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Adelmar Pereira da Silva, na cidade de Floriano.

Caso em Teresina

Um homem de 45 anos, também diagnosticado com dengue, foi internado em um hospital da capital após apresentar sintomas como dores musculares intensas, náuseas, vômitos e queda nas plaquetas. Ele foi encaminhado para a UTI, mas não resistiu, morrendo no dia 2 de abril.

Dados

De acordo com o boletim epidemiológico mais recente da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), entre janeiro e abril deste ano foram registrados 2.935 casos prováveis de dengue no estado, com 1.445 confirmações e 10 ocorrências consideradas graves.

O cenário atual acende um alerta para o avanço da doença. Em 2024, o estado já havia registrado um número preocupante de 21 mortes por dengue — um aumento significativo em relação a 2023, quando foram confirmados apenas quatro óbitos.


Matérias relacionadas

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas