Saúde

HUT emite alerta sobre o estado crítico do estoque de sangue do hospital

Através das redes sociais, o Hemopi está incentivando as doações de sangue por meio de campanhas de conscientização.

26 de fevereiro de 2025 às 12:51
2 min de leitura

Na manhã desta quarta-feira (26), o Comitê Transfusional do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) fez um alerta sobre o estado crítico do estoque de hemocomponentes do hospital, são produtos derivados do sangue total que não utilizados em transfusões e em terapias de pacientes com doenças ou deficiências, além da baixa doação de sangue no período que antecede o feriado de Carnaval.

HUT emite alerta sobre o estado crítico do estoque de sangue do hospital. Foto: Divulgação/Ascom

A informação foi compartilhada durante reunião do comitê com a diretora geral do hospital, Aranucha Brito, que solicitou envio de ofício ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) para comunicar a situação.

Segundo o gerente da Agência Transfusional do HUT, Marcos Lobão, a unidade de saúde está enfrentando dificuldades para manutenção de estoques de hemocomponentes e a situação é mais preocupante devido a proximidade do carnaval, pois nesse período o hospital costuma atender uma demanda maior.

“Precisamos ter estoque para trabalharmos com segurança durante o período do carnaval porque somos o maior hospital de urgência do estado do Piauí e sempre temos aumento de demanda neste período”, relatou Marcos.

De acordo com a Enfermeira Breila Melo, coordenadora do Comitê Transfusional, em 2024, o HUT realizou mais de 6 mil transfusões, incluindo bolsas de sangue, plaquetas, plasma e crio. Até o momento, em 2025 já foram realizadas 1 043 transfusões.

Através das redes sociais o Hemopi está incentivando as doações de sangue por meio de campanhas de conscientização e informou que é necessário ter um estoque seguro para garantir o atendimento da demanda neste período de feriado.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas