FMS anuncia projeto 'Samuzinho' para ensinar primeiros socorros às crianças
Segundo a diretora geral do SAMU, as aulas acontecerão a cada 15 dias, durante 5 meses.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoverá na próxima segunda-feira (10), às 8h o lançamento do Projeto Samuzinho no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizado na Av. Miguel Rosa, no bairro Macaúba. O projeto, destinado a crianças de 6 a 12 anos, tem como objetivo ensinar noções de primeiros socorros e capacitar os pequenos a disseminar informações que podem salvar vidas.

A edição anterior do Projeto Samuzinho foi realizada no ano de 2019 e demonstrou resultados positivos. Na época, duas crianças participantes utilizaram técnicas de desengasgo aprendidas no projeto para salvar vidas em situações reais.
“Esses casos destacam a relevância do projeto e o impacto positivo dessa iniciativa, que teve repercussão nacional e que agora está sendo retomado com entusiasmo”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.
Adélia Oliveira, diretora geral do SAMU, informou que durante o evento serão divulgados mais detalhes sobre a iniciativa, incluindo o funcionamento das atividades e os critérios para a população realizar as inscrições.
“As aulas acontecerão a cada 15 dias, durante 5 meses. Após esse período, acontecerá a formatura, em que as crianças receberão certificado de socorrista mirim, com abertura para formação de novas turmas”.
O lançamento contará com a presença especial de Ana Beatriz, uma jovem de 18 anos que participou do projeto quando criança. Ela salvou a vida de Davi Dantas, quando ele era um bebê, na ocasião ele tinha se engasgado com leite. Atualmente Davi tem 6 anos.
“Ele ficou roxo, indicando uma obstrução das vias aéreas, mas as técnicas aprendidas por Ana foram decisivas para salvar sua vida. Os dois estarão presentes no lançamento, inspirando a nova geração de pequenos heróis”, conclui Adélia.