Segundo estudo, pacientes se recuperam melhor quando são operados por mulheres
Estudos anteriores já sugeriram que a abordagem e a comunicação diferem entre médicos do sexo feminino e masculino.
Um amplo estudo publicado na revista científica JAMA Surgery chegou a uma conclusão notável: pacientes submetidos a cirurgias realizadas por cirurgiãs têm um melhor resultado e recuperação em comparação com aqueles operados por cirurgiões do sexo masculino.
Os pesquisadores analisaram dados de um milhão de pacientes submetidos a cirurgias no Canadá entre janeiro de 2007 e dezembro de 2019. Eles acompanharam pacientes submetidos a cirurgias eletivas ou de emergência e observaram eventos pós-operatórios durante um período de 90 dias a um ano após o procedimento.
Os resultados revelaram que as cirurgias conduzidas por cirurgiãs tinham taxas mais baixas de resultados adversos após considerar as características do paciente, do procedimento, do cirurgião, do anestesista e do hospital. No entanto, os pesquisadores afirmam que ainda é necessário investigar mais a fundo as razões por trás dessas diferenças.
Estudos anteriores já sugeriram que a abordagem e a comunicação diferem entre médicos do sexo feminino e masculino, e isso pode estar relacionado aos melhores resultados observados com cirurgiãs.
Além disso, outros estudos também indicaram que pacientes do sexo feminino tendem a se recuperar melhor quando tratadas por médicas, apesar de haver mais homens na profissão médica.
O estudo ressalta a importância de valorizar as profissionais de saúde e apoiar sua atuação para proporcionar o melhor atendimento aos pacientes.