Curiosidades

Saiba como e onde foi a primeira edição da Copa do Mundo

Faltando pouco menos de um mês para Copa do Mundo do Catar o Lupa1 trás curiosidades e informações sobre o campeonato.

27 de outubro de 2022 às 11:14
5 min de leitura

A copa do mundo é um evento futebolístico realizado de quatro em quatro anos em um país diferente, onde as seleções classificadas previamente disputam o troféu mais cobiçado do planeta: a taça de ouro “Copa do Mundo FIFA”.

A primeira edição do torneio foi realizada em 1930, no Uruguai, mas para a copa do mundo se tornar realidade a FIFA precisou percorrer um longo caminho até a realização do evento. O ponta pé inicial da competição aconteceu no Congresso Extraordinário da FIFA um ano antes, em Barcelona.

Trajetória até o campeonato

Em 1905, em paris, a Fifa juntamente com seus seus países integrantes, idealizou o projeto de uma competição internacional entre seleções de futebol. Porém, a ideia não foi bem recepcionada pelas nações inclusas, e a instituição não recebeu nenhuma inscrição para o evento esportivo que seria realizado, teoricamente, em 1906.

Jules Rimet recebendo a primeira taça.Foto: Reprodução

Já em 1914, o holandês Mr. Hirschmann iniciou os primeiros esforços para que a competição de futebol dos jogos olímpicos fosse considerada um torneio mundial da modalidade, mas a primeira guerra mundial atrapalhou novamente os planos da federação. Somente em 1929, Jules Rimet, terceiro presidente da Fifa conseguiu dar vida à competição que teve sua primeira edição em 1930, tendo como sede o Uruguai.

A candidatura do país se sobressaiu sobre candidaturas de outros países europeus, em razão dos uruguaios se comprometerem a custear as despesas dos participantes, autorizando a construção de um estádio centenário com capacidade para 70 mil pessoas. Além disso, o país se destacou através da seleção de futebol masculina que foi bicampeã nos jogos olímpicos de 1924 e 1928.

Boicote

A intenção inicial da Fifa era levar o grande campeonato para a América do Sul, onde o futebol não havia grande representatividade. A primeira edição também foi a única que não houve eliminatórias, em outras palavras, qualquer um dos países filiados a organização poderia participar da Copa do Mundo.

Esses e outros fatores levaram as seleções europeias a não demonstrar interesse na competição, chegando não se inscrever no torneio como forma de boicote. Haviam dois principais motivos para a rejeição europeia, a primeira justificativa foi a ausência exigida de jogadores titulares em seus times oficiais, e a segunda era a longa viagem de navio até a América do Sul.

Faltando apenas dois meses para o torneio, o presidente da FIFA Jules Rimet decidiu intervir na postura dos países europeus, a fim de evitar o fracasso da competição tão almejada.
Jules Rimet conseguiu trazer quatro seleções europeias para o campeonato: Bélgica, Romênia, Iugolásvia e França. Os demais países que iriam participar eram: Estados Unidos, México, Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Paraguai, além do anfitrião Uruguai, 13 seleções no total.

O grande torneio

Na primeira copa do mundo, a seleção do Uruguai reafirmou mais uma vez todo o potencial que havia sido mostrado nos jogos olímpicos de 1924 e 1928, eliminando o Peru, a Romênia, a Iugoslávia. A final foi uma das mais memoráveis, onde o Uruguai enfrentou a Argentina, abrindo o placar no início, seguido de empate e a virada argentina antes dos 40 minutos do 1º tempo.

Seleção campeã mundial.Foto: Reprodução

Já no segundo tempo do jogo, a seleção Uruguai, carinhosamente apelidada de Celeste Olímpica, empatou e logo virou o jogo. O título foi conquistado aos 44 minutos do 2º tempo, quando o jogador Hécto Castro “Manco” marcou o 4º gol, fechando o jogo em 4x2. Nessa disputa, as duas seleções envolvidas exigiram jogar com seu próprio modelo de bola. No primeiro tempo, a bola usada foi o modelo argentino Tiento, no segundo, o uruguaio T-Model.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas