Curiosidades

Entenda o que acontece se alguém morre no espaço; como o corpo é transportado?

Mortes ocorrem principalmente em ambientes pressurizados, onde o corpo pode ser preservado.

04 de setembro de 2023 às 14:10
1 min de leitura

Morrer no espaço é um assunto complexo e sombrio. Há protocolos em vigor em torno da base de Houston para lidar com essa situação, e as mortes em missões espaciais são raras, com apenas 20 registros até agora. No entanto, com a ascensão dos voos espaciais comerciais e a nova corrida espacial, esse número pode aumentar.

Astronauta no espaço - Foto: Reprodução/ NASA

As causas de morte no espaço variam, incluindo eventos médicos, emergências em veículos espaciais, incêndios, despressurização, liberação de substâncias tóxicas e muito mais. As mortes ocorrem principalmente em ambientes pressurizados, onde o corpo pode ser preservado para retorno à Terra.

A morte no vácuo espacial seria angustiante. Sem oxigênio e pressão atmosférica, o astronauta deixaria de respirar, seus fluidos corporais ferveriam e partes do corpo congelariam devido à falta de calor. Acredita-se que a vítima perderia a consciência em cerca de 30 segundos, aliviando a dor, mas o processo levaria cerca de dois minutos.

Um exemplo real ocorreu em 1966, quando o engenheiro aeroespacial Jim LeBlanc experimentou os efeitos da exposição ao espaço quando sua mangueira de pressurização se soltou em uma câmara de vácuo da NASA.

Tanto as missões da Nasa quanto a Estacial Espacial Internacional contam com cápsulas para enviar para a Terra o corpo de um astronauta que morra fora da Terra.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas