Curiosidades

Brasil ocupa terceira maior população pet do mundo

Esse dado é expressivo como se existissem mais de três vezes a população do estado de São Paulo em pets espalhados pelo país.

24 de dezembro de 2024 às 15:19
3 min de leitura

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking global de maior população pet, com números impressionantes que variam entre 150 e 160 milhões de animais de estimação. Esse dado é expressivo como se existissem mais de três vezes a população do estado de São Paulo em pets espalhados pelo país.

Cachorro nadandoFoto: Pixabay

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), os cães lideram o número de tutores, somando cerca de 60 milhões, seguidos pelas aves (40 milhões), gatos (30 milhões) e peixes ornamentais (20 milhões).

Durante a pandemia, o vínculo entre humanos e seus animais se fortaleceu. De acordo com a pesquisa Radar Pet, realizada em 2021, houve um aumento de 30% no número de animais de estimação nos lares brasileiros durante o isolamento social. Essa nova dinâmica trouxe benefícios não apenas para os animais, mas também para os tutores.

Os pets e a saúde mental

Especialistas confirmam que a interação com os animais de estimação vai muito além da companhia. A psicóloga clínica Alessandra Petraglia explica que essa convivência estimula a liberação de ocitocina, conhecida como o "hormônio do amor". Essa substância proporciona uma sensação de bem-estar, relaxamento e afeto.

“Interagir com os animais pode trazer a sensação de presença constante. O pet oferece companhia emocional e alivia os sintomas da ansiedade e da solidão. Também combate e previne a depressão porque traz uma rotina, uma estrutura diária ao tutor do animal, promovendo um senso de responsabilidade”, afirma Alessandra.

O psicólogo Marcos Ribeiro, tutor de dois gatos, reforça a ideia de que os animais se tornam verdadeiros membros da família.

“Eles são parte da família e têm uma interferência muito positiva na nossa saúde mental” comenta.

A médica veterinária Fabieni Okiyama, que atua no Hospital Veterinário da Universidade de Brasília, complementa que esse vínculo entre humanos e animais pode ser considerado uma "família multiespécie". Esse conceito reflete o impacto profundo que os pets têm na vida de seus tutores, tanto emocional quanto estrutural.

Com informações da Agência Senado

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas