Entretenimento

7ª edição da Ópera da Serra da Capivara será lançada nesta quinta, às 11h, na Secult

Festival será realizado de 17 a 27 de julho, em São Raimundo Nonato, com novidades na estrutura e grandes atrações musicais.

09 de julho de 2025 às 15:17
4 min de leitura

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realiza, nesta quinta-feira (10), o lançamento oficial da 7ª edição da Ópera da Serra da Capivara. A cerimônia será às 11h, no auditório Sulica, na sede da Secult, no Centro de Teresina.

A solenidade contará com a presença do secretário da Cultura, Rodrigo Amorim; do secretário do Turismo, Daniel Oliveira; do prefeito de São Raimundo Nonato, Rogério Castro; do prefeito de Coronel José Dias, Victor Carvalho; do diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha; e do diretor-presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares.

7ª edição da Ópera da Serra da Capivara será lançada nesta quinta, às 11h, na Secult - Foto: Joaquim Neto/ CCOM

O festival será realizado de 17 a 27 de julho, em São Raimundo Nonato, no Parque Nacional da Serra da Capivara, com novidades na estrutura e grandes atrações musicais, como Céu, Juliana Linhares, Mãeana e Raissa Fayet.

A Ópera da Serra da Capivara é um evento que reúne música, teatro, circo, dança, artes visuais e natureza em um dos cenários mais impressionantes do país: o sertão do Piauí.

O palco natural é o Parque Nacional da Serra da Capivara, uma unidade de conservação federal reconhecida por abrigar a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas.

Com uma programação ampla e diversa, o festival promove uma experiência imersiva que valoriza a cultura local, os talentos artísticos nacionais e a paisagem única da região.

Neste ano, o espetáculo teatral principal será “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara”, uma releitura do clássico romance gótico “O Fantasma da Ópera”, de Gaston Leroux.

7ª edição da Ópera da Serra da Capivara será lançada nesta quinta, às 11h, na Secult - Foto: CCOM

A montagem, com concepção do diretor de arte Felipe Guerra, será encenada nos majestosos boqueirões da Serra da Capivara, incorporando elementos da cultura local, dança, música tradicional e acrobacias. O resultado é uma experiência cênica que conecta passado e presente, natureza e arte.

Diferentemente das edições anteriores, em que os espetáculos ocorriam no anfiteatro da Pedra Furada, este ano a apresentação será realizada no Anfiteatro Ancestral, em frente à cortina de pedra.

A mudança se dá em razão do crescimento do festival e visa garantir mais conforto ao público, respeitando a integridade dos sítios arqueológicos e o meio ambiente.

A nova estrutura também amplia as possibilidades de produção artística, mantendo o compromisso com a preservação do patrimônio da humanidade.

Além da programação no parque, o festival promove o “Ópera na Cidade”, na Praça do Abrigo, em São Raimundo Nonato, com atrações artísticas regionais, oficinas, feira de artesanato e gastronomia local, tudo gratuito e aberto ao público.

Entre as oficinas confirmadas para esta edição estão Empreendedorismo para Mulheres da Caatinga; Comunicação Antirracista para Guias Turísticos e Teatro para Crianças.

A Ópera da Serra da Capivara é patrocinada pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), via Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec); e da Secretaria do Turismo (Setur), por meio do Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo (Sietur).

A programação completa está disponível em: https://www.operadaserradacapivara.com.br/programa%C3%A7%C3%A3o

Ingressos a partir de R$ 215 (meia solidária) pelo site oficial: www.operadaserradacapivara.com.br

Siga no Instagram: @operadaserradacapivara

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas