Política

Silvio Mendes pretende instalar 459 câmeras de monitoramento em Teresina

Segundo o prefeito, o Centro de Monitoramento vai ser o “coração” da gestão, pois também vai passar a fiscalizar vias públicas e escolas.

26 de fevereiro de 2025 às 15:04
3 min de leitura

O prefeito da capital, Silvio Mendes (União Brasil), esteve na manhã desta quarta-feira (26) no Centro de Monitoramento Operacional de Teresina, que é responsável por monitorar a cidade em tempo real com auxílio de câmeras instaladas em pontos estratégicos, permitindo mais agilidade no atendimento a diversas ocorrências.

Sílvio Mendes - Foto: Emanuel Oliveira/ Lupa1

Na ocasião, o prefeito ressaltou que em breve Teresina vai ter um salto na segurança pública, com a instalação de 459 câmeras por toda a cidade.

O Centro de Operações da Strans funciona para fiscalizar o trânsito, o transporte coletivo, mas ele vai ser muito mais importante porque a tecnologia permite fazer isso. Então, temos projetos para 459 câmeras por toda a cidade para controle do tráfego, do trânsito, para quem joga lixo nas ruas, declarou o prefeito.

Vamos trabalhar com a Secretaria de Segurança do Estado que tem um sistema fantástico e, em breve, vai colocar a serviço da cidade e nós vamos juntar esses esforços, essas informações para trabalharmos em benefício da população, disse Silvio Mendes.

Silvio Mendes durante visita - Foto: Prefeitura de Teresina

Segundo o prefeito de Teresina, o Centro de Monitoramento vai ser o “coração” da gestão, pois também vai passar a fiscalizar vias públicas, como o descarte irregular de lixo, além da segurança nas escolas.

“O Centro de Monitoramento Operacional vai ser o coração da nossa gestão porque não é apenas trânsito e transporte, ele vai fiscalizar também as vias públicas na questão de fiscalizar quem tá jogando lixo nas ruas, como está a iluminação pública, onde há a coleta de lixo, a segurança nas escolas, na rede de saúde. Enfim, hoje a tecnologia permite esse monitoramento que antes não permitia”, finalizou.

Combate ao roubo e furto

O secretário municipal de Segurança Pública, coronel Wagner Torres, revelou que a tecnologia das câmeras a serem instaladas vai ser extremamente positiva para coibir roubo e furto de veículos na cidade.

“A princípio, as câmeras que estão para serem instaladas, em torno de 459, algumas farão o reconhecimento facial e leitura de placas, ou seja, vai coibir roubo e furto de veículos em Teresina. E junto com a Polícia Militar, vamos prender os elementos que tiverem mandado de prisão em aberto. Com o reconhecimento facial, vamos localizar e onde tiver uma patrulha da guarda municipal ou da polícia militar vai ser acionada e deslocada para prender o mais rápido possível”, esclareceu o coronel.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas