Política

​Rafael sanciona lei de combate a crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes

Medida alerta para o combate ao uso indevido de inteligência artificial (IA) em atos criminosos.

10 de dezembro de 2024 às 22:10
1 min de leitura

O governador Rafael Fonteles sancionou a Lei Nº 8.541, de 04 de dezembro de 2024, que institui a Campanha de Conscientização e Prevenção contra Crimes Cibernéticos contra crianças e adolescentes no Piauí. A lei foi proposta pelo deputado estadual Marden Menezes foi publicada no Diário Oficial do Estado, desta terça-feira (10).

Rafael Fonteles - Foto: Divulgação/Ascom

A campanha tem como foco o uso indevido da inteligência artificial (IA) em atos criminosos contra crianças e adolescentes. entre os objetivos está promover debates sobre ética digital, privacidade e as consequências legais dos crimes cibernéticos; incentivar a criação de ações educativas diversificadas, abrangendo o uso seguro da internet e das redes sociais; e conscientizar pais, educadores, profissionais da área de tecnologia e a sociedade em geral sobre os riscos que os crimes cibernéticos representam para crianças e adolescentes.

Outros objetivos da lei incluem alertar a população sobre os perigos da pornografia infantil, deepfakes e outros conteúdos prejudiciais gerados por IA, além de esclarecer sobre a ilegalidade da produção, reprodução, distribuição e comercialização de materiais envolvendo crianças e adolescentes em contextos sexuais ou de nudez.

A medida ainda ressalta a importância da denúncia de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. Para ampliar o alcance da campanha, o Poder Executivo poderá firmar parcerias com organizações da sociedade civil e instituições educacionais.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas