Política

Rafael Fonteles apresenta ao Governo projeto de IA com base de dados em português

Projeto desenvolvido pelo governo do estado deve ser lançado com a presença do presidente Lula e da ministra Luciana Santos.

06 de fevereiro de 2025 às 21:52
3 min de leitura

O governador Rafael Fonteles apresentou, nesta quinta-feira (6), à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o projeto SoberanIA, uma plataforma de inteligência artificial (IA) com base de dados (LLM) em português. O projeto, de iniciativa do Estado do Piauí, foi entregue como contribuição aos planos do Governo Federal.

Rafael Fonteles apresenta projeto em Brasília - Foto: Luara Baggi / MCTI

Em maio do ano passado, o presidente Lula lançou um desafio a pesquisadores e professores brasileiros: desenvolver uma plataforma de inteligência artificial "100% em português". Em julho, Lula recebeu um plano com este objetivo, apresentado na 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia. Logo depois, foi lançado oficialmente o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), com investimento previsto de R$ 23 bilhões.

O Piauí aceitou o desafio, desenvolvendo uma plataforma com a estimativa de 100 milhões de palavras em português, um modelo de LLM 100% soberano. Atualmente, o Estado já está capacitando os servidores públicos com programas sobre IA,

“Eu sou fã de tecnologia e ciência. Nosso objetivo é tentar reduzir os custos, melhorar os serviços prestados pelo Governo do Estado”, disse o governador.

Rafael explicou na apresentação para a ministra os usos que o Governo do Piauí tem dado à inteligência artificial na área de Saúde, integrando todos os dados do SUS do Estado. O Piauí é o único estado do Brasil que tem uma secretaria de inteligência artificial.

O governador pontuou que pretende lançar a ferramenta em uma cerimônia com a presença do presidente Lula e a ministra Luciana Santos

“Nós queremos contribuir também com o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Nós temos um time de especialistas nessa área com representantes da academia e startups. A IA é muito veloz e nós queremos ajudar”, pontuou o governador.

Plano Brasileiro

A ministra Luciana Santos explicou que o PBIA possui cinco eixos com 31 ações em diferentes áreas como saúde, agricultura, meio ambiente, indústria, comércio e serviços, educação, desenvolvimento social e gestão do serviço público. A previsão é de um investimento na ordem de R$ 23 bilhões até 2028.

“O projeto de vocês é muito avançado e impressionante. Nós precisamos da ajuda de vocês também”, disse a ministra. O PBIA tem como premissa ser uma ferramenta de IA para ajudar em política públicas de combate à fome e desigualdades; inclusão social; preservação e geração de empregos; e desenvolvimento de políticas para minimizar o impacto da IA no mercado de trabalho.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas