Política

PSDB pede que STF anule eleição antecipada de Severo Eulálio para presidência da Alepi

Líderes tucanos no Piauí alegam que ação foi ajuizada sem consentimento da instância local.

01 de maio de 2024 às 15:48
3 min de leitura

O diretório nacional do PSDB entrou com pedido de suspensão no Supremo Tribunal Federal contra eleição antecipada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). No dia 1° de fevereiro de 2023, foram eleitos Franzé Silva (PT) para o biênio 2023/2024 e Severo Eulálio (MDB) para 2025/2026.

Franzé e Severo EulálioFotos: Lupa1

Segundo o presidente estadual do PSDB no Piauí, o ex-deputado Luciano Nunes, a ação foi ajuizada pela instância nacional da sigla sem o consentimento do partido no Piauí.

Luciano Nunes e presidente nacional do PSDB Marconi Perillo.-Reprodução

“Foi o PSDB nacional. Não fomos consultados. Só tomamos conhecimento após o ajuizamento da ação”, disse.

O partido pede também a suspensão do dispositivo legal na Constituição do Estado do Piauí que sustenta a antecipação do pleito da Mesa Diretora.

“A eleição de Mesa Diretora de Casa Legislativa para o 2º biênio deve ser realizada em data razoável e próxima ao início do terceiro ano da legislatura, mantendo-se a contemporaneidade entre a eleição e o respectivo mandato”, argumenta o PSDB.

Precedente no STF

Ministro do STF Dias ToffoliMarcelo Camargo/ Agência Brasil

Há cerca de um ano o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu um precedente legal sobre o tema. O ministro Dias Toffoli declarou inconstitucionalidade da emenda à Constituição do Tocantins que previa a antecipação da escolha da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (Aleto) para o biênio 2025/2026. A medida anulou, por consequência, a eleição do deputado estadual Leo Barbosa (Republicanos - REP) à presidência da Casa. Ação foi ajuizada pelo PSB.

Edson Melo acha estranho

Vereador Edson Melo - Foto: Andressa Martins/ Lupa1

Procurado pelo Lupa1, o presidente municipal do PSDB e tucano histórico, Edson Melo, concordou com a ação mas achou estranha a iniciativa do diretório nacional.

“Não foi iniciativa do Diretório Municipal ou Estadual! Foi do Nacional! Apesar de concordar, estranho a iniciativa! Por que na Assembleia Legislativa do Piauí, se o PSDB não tem nenhum deputado estadual?”, questionou.

O STF recebeu o pedido na tarde da terça-feira (30). Caso dê provimento ao pedido, anulação pode ter consequências diretas na principal casa legislativa do Piauí.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas