Tony Trindade

Protagonismo do Congresso aumenta interesse do povo na eleição para Mesa-Diretora

Protagonismo do Congresso aumenta interesse da população na eleição para Mesa-Diretora

Não há como negar que o Congresso Nacional brasileiro assumiu o protagonismo nas principais discussões que afetam diretamente a vida dos cidadãos. 

Provavelmente por isso, as eleições para presidente da Câmara e do Senado ganharam proporções públicas na atualidade. É capaz de grande parte da população saber quem efetivamente está na disputa e quais as principais bandeiras cada candidato defende. 

Por um lado, isso é bom, demonstra que a população está mais atenta quanto às discussões no parlamento. Mas por outro, essa proporção traz outros detalhes à tona, e um deles é a necessidade de se pensar sobre o fim do voto secreto. 

Afinal de contas, o cidadão precisa saber como cada representante no Congresso se comporta em um momento tão crucial para a sociedade. Isso para não lembrarmos do vergonhoso caso em 2019, quando na eleição para presidente do Senado, apareceu um voto a mais do que a quantidade de eleitores. 

Na democracia representativa, o parlamentar é tão somente o eleito pelo povo para representar seus interesses, e por este motivo, quanto mais transparente for sua atuação, mais a população terá condições de cobrá-lo e julgá-lo na época correta.

Dê sua opinião:

Veja Também