Política

Projeto de Flávio Nogueira que inclui Petrônio Portella no Livro de Heróis da Pátria é aprovado

Político piauiense que morreu em 1980 é considerado o principal articulador da redemocratização do País.

04 de julho de 2024 às 11:50
2 min de leitura

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3) o projeto do deputado Flávio Nogueira (PT) que inclui o nome do piauiense Petrônio Portella no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Antes da aprovação, a proposta tramitou nas comissões de Cultura e de Constituição e Justiça.

Petrônio Portella (1925–1980) figura como um dos mais destacados homens públicos da história do Piauí e também como político de trajetória marcante no cenário nacional.

Petrônio Portella (Foto: Divulgação)

Ele exerceu importantes cargos políticos, tendo sido deputado estadual, prefeito de Teresina, governador do Piauí, senador da República e ministro da Justiça. É considerado o “arquiteto da reabertura”, devido a sua atuação para viabilizar a volta da democracia mesmo na condição de ministro do governo militar.

“Em pleno Regime Militar, como líder do governo no Senado Federal, Petrônio assumiu posturas arrojadas, contrariando a orientação ideológica de seu partido político, a Arena. Ele foi um dos articuladores da redemocratização. Infelizmente, morreu (em 1980) antes do fim do Regime Militar, quando era apontado como possível candidato à Presidência da República”, observa Flávio Nogueira.

Deputado Flávio Nogueira (Divulgação/PT)

Para o deputado, Petrônio deixou um legado de ações em favor da democracia brasileira.

Brasileiros ilustres
O projeto será agora enviado para o Senado, casa que já foi presidida por Petrônio Portella.

“Nosso projeto também será aprovado no Senado e o nome de Petrônio Portella será inscrito no Livro de Heróis da Pátria, ao lado de outros brasileiros ilustres, como Dom Pedro I, Getúlio Vargas, Santos Dumont, Tiradentes e Zumbi dos Palmares”, destaca Flávio Nogueira.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas