Política

Prefeito de Jatobá do Piauí nomeia filha, irmãos, primo e cunhada em secretarias

O nepotismo fica caracterizado quando o gestor público nomeia familiares para cargos importantes na gestão sem passar por uma seleção.

13 de janeiro de 2025 às 07:00
6 min de leitura

A conturbada administração do prefeito Hilton Gomes, no pacato município de Jatobá do Piauí, é marcada por mais um capítulo de polêmicas.

Prefeito ao lado da filha, irmão, primo e cunhada - foto: Reprodução

Dessa vez, o prefeito reeleito, que rompeu com o vice-prefeito antes mesmo da diplomação, nomeou pelo menos cinco parentes de 1° grau para o alto escalão do secretariado.

Prefeito ao Lado do irmão Marcelo do Pará

Um levantamento feito pela TV Lupa1, mostra que Hilton Gomes nomeou o irmão, Altivo Gomes, para comandar a Secretaria de Infraestrutura; a cunhada, esposa de Altivo, Alzira Teixeira, para ser a secretária de Saúde; a própria filha Ivini Martins, para ser a secretária de Assistência Social; o primo, como secretário de Finanças; e o irmão Marcelo do Pará como coordenador de Comunicação do município.

Nepotismo

O nepotismo fica caracterizado quando o gestor público nomeia familiares para cargos importantes na gestão sem passar por uma seleção.

As consequências para quem pratica nepotismo são graves, incluindo perda de bens, devolução de recursos, multa, suspensão dos direitos políticos e até perda da função pública.

Prefeito usa agência de viagens para construir creche em Jatobá do Piauí

O prefeito reeleito de Jatobá do Piauí, Hilton Gomes, está no centro de uma controvérsia após contratar uma agência de viagens para construir uma creche.

A empresa EL SHADAY, especializada em pacotes turísticos e com sede em Barão do Grajaú (MA), foi escolhida para a obra através de uma Carta Convite após a Escola Municipal Américo Melo Castelo Branco desabar em abril de 2023.

Prefeito Hilton Gomes, de Jatobá do Piauí - Foto: Reprodução

O projeto da creche, que terá quatro salas de aula e custa R$ 307 mil, foi financiado por diversas fontes, incluindo o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

No entanto, a contratação levantou questionamentos sobre a experiência e a capacidade da empresa, que possui um capital social de apenas R$ 150 mil e nenhuma história no setor de construção.

A situação deve ser investigada pelo Ministério Público Federal, podendo resultar em ações judiciais contra a gestão municipal. A comunidade local reagiu com indignação, questionando a transparência e responsabilidade na administração dos recursos públicos.

Rompimento com o atual vice-prefeito

Em Jatobá do Piauí, a gestão do prefeito reeleito Hilton Gomes (PSD), já começa conturbada, após o gestor romper com o vice-prefeito Zé Carlos Bandeira (PT), dias após a eleição municipal de 2024. Os dois foram empossados nesta quarta-feira (01), em clima de tensão na Câmara de Vereadores da Cidade.

Hilton Gomes e Zé Carlos Bandeira - Foto: Reprodução

Apesar do distanciamento, Hilton e Zé Carlos participaram do rito de posse, prestando juramento perante os vereadores e a comunidade presente, em um raro momento de proximidade. Os dois se mantiveram calados e com "rosto fechado" durante toda a solenidade.

O rompimento entre os gestores ocorreu antes mesmo da diplomação pela Justiça Eleitoral, em dezembro de 2024. Hilton, reeleito para o cargo de prefeito, deixou o grupo político do deputado estadual Georgiano Neto (PSD), enquanto Zé Carlos decidiu manter sua aliança com o parlamentar.

A divergência intensificou o distanciamento entre os dois, que já têm um histórico de desentendimentos desde o mandato de 2016 a 2020, quando Hilton era vice-prefeito e Zé Carlos ocupava a chefia do Executivo.

Estádio com o próprio nome

O prefeito da cidade de Jatobá, localizada na região norte do Piauí e desmembrada de Campo Maior, conhecido como Hilton Gomes, mas cujo nome verdadeiro é Raimundo Nonato, inaugurou o estádio municipal no último final de semana.

A celebração, no entanto, entrou para a história não pela importância da obra, mas pelos acontecimentos inusitados que ocorreram durante a festa. O prefeito batizou o estádio com seu próprio nome, apenas atribuindo a um santo católico.

Prefeito Hilton Gomes percorre campo de joelhos em inauguração - Foto: Reprodução

O nome oficial, São Raimundo Nonato, terminará, certamente, por permitir que a população o chame de “Raimundão” , como costumeiramente se faz, usando o aumentativo dos nomes.

Como se não bastasse o batismo ‘sui generis’, o prefeito decidiu atravessar o campo de joelhos, segundo ele, pagando uma promessa de campanha.

O que mais parecia um evento religioso, às avessas, terminou por ser uma anedota, principalmente quando jogadores puderam adentrar ao vestiário e se deram conta que o mesmo é uma obra de engenharia também carregada de muito ineditismo, pois tem, diante das cadeiras de plástico, dois sanitários, sem qualquer proteção que preserve a privacidade dos mesmos em suas necessidades fisiológicas.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas