Política

Pedro Alcântara apresenta projeto para mandar venezuelanos ao país de origem

“Eles ficam nos semáforos pedindo dinheiro porque eles têm lá café, almoço e janta [benefício da prefeitura], mas não tem pra tomar cachaça”, disse.

18 de março de 2025 às 14:19
2 min de leitura

O vereador de Teresina, Pedro Alcântara (Progressistas), apresentou um projeto que visa financiar o retorno de estrangeiros, incluindo venezuelanos, ao país de origem. De acordo com o vereador, a proposta tem como objetivo apoiar aqueles que não têm condições financeiras para bancar a viagem de volta, independentemente da nacionalidade.

Vereador Pedro Alcântara - Foto: Reprodução

Em entrevista à imprensa, Alcântara explicou que a proposta não é voltada exclusivamente para os venezuelanos, mas sim uma política de imigração mais ampla para a cidade.

"Eu conversei com o prefeito. Eu faço o projeto, dou a passagem de volta para quem quiser voltar para o seu país. O projeto não foi feito para os venezuelanos, ele cria a política de imigração em Teresina", afirmou o vereador.

O parlamentar ressaltou que um levantamento foi feito e apontou que atualmente há 49 famílias de venezuelanos na cidade, sendo que 44 delas recebem o Bolsa Família e 4 têm acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo Alcântara, essas famílias já têm acesso a três refeições diárias e moradia, mas a demanda por mais benefícios tem aumentado, com alguns solicitando, inclusive, um assentamento em vez de uma casa simples.

"Essas famílias têm café, almoço e janta, além de moradia. Eles querem agora um assentamento, uma casa com três quartos. Ora, é melhor mandá-los de volta do que construir aqui", justificou.

Críticas aos venezuelanos

Alcântara também criticou o comportamento de alguns imigrantes. Ele mencionou que, embora recebam apoio governamental para alimentação e moradia, muitos ainda frequentam semáforos e pontos de venda, pedindo dinheiro.

Eles ficam aos domingos, sábados, a semana toda, nos pontos de semáforos pedindo dinheiro porque eles têm lá café, almoço e janta [da prefeitura], mas não tem pra tomar cachaça. No domingo é uma farra danada, declarou.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas