O fator Michelle: Ciro Nogueira intensifica articulações após nova pesquisa presidencial
Em pesquisa contratada pelo PL, a ex-primeira-dama aparece à frente do atual presidente da República, Lula.
O senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas, se reuniu com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro na última terça-feira (18) logo após a divulgação de uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, que a coloca à frente do presidente Lula (dentro da margem de erro) em um eventual segundo turno nas eleições de 2026. O levantamento, realizado entre os dias 13 e 16 de fevereiro com 2.010 entrevistados, reforça o potencial eleitoral de Michelle Bolsonaro e reacende especulações sobre seu futuro político.
Ex-ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro, Ciro já sinalizou em 2023 a possibilidade de Michelle compor uma chapa como vice ao lado de Romeu Zema (governador de Minas Gerais) ou Tarcísio de Freitas (governador de São Paulo). Mas estaria Ciro Nogueira se articulando para voltar ao Palácio do Planalto como futuro ministro da Casa Civil de Michelle ou tentando atrair a ex-primeira-dama para o Progressistas? Michelle atualmente preside o PL Mulher e carrega o sobrenome do marido o ex-presidente Jair Bolsonaro, o que tornaria sua filiação uma grande conquista para qualquer partido.
Seja qual for a intenção do senador, uma coisa é certa: pesquisas têm o poder de mexer no tabuleiro eleitoral. O encontro entre Ciro e Michelle pode ser apenas um gesto de cortesia ou o início de um novo movimento político. Só o tempo dirá.
E o maridão, o que acha?
Jair Bolsonaro jogou pesado contra o presidente Lula ao comentar o resultado da pesquisa:
“A pesquisa, hoje, já me dá 5% à frente do nove dedos [Lula], inclusive a dona Michelle na frente dele, o que é sinal de que ele está derretendo, é um incompetente.”
O casal é promissor para 2026, mas vale lembrar que o marido é inelegível.