Lula vai escancarar governo para centrão; Ciro Nogueira e Arthur Lira são os alvos preferenciais
Segundo cálculos de petistas, o PP, partido comandado por Ciro Nogueira (PI), pode apoiar Lula nas próximas eleições
Está no site Metrópoles, na coluna do jornalista Igor Gadelha:
Caciques do PT afirmam que a reforma ministerial, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2025, pode ajudar Lula a trazer para sua chapa em 2026 até mesmo um dos grandes aliados de Jair Bolsonaro em 2022.
Segundo cálculos de petistas, o PP, partido comandado pelo ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, Ciro Nogueira (PI), pode apoiar Lula nas próximas eleições nacionais caso conquiste um espaço relevante na Esplanada dos Ministérios.
O PP, que conta com o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), deve ser um dos principais beneficiados pelas mudanças no primeiro escalão planejadas por Lula.
Atualmente, a sigla ocupa apenas o Ministério dos Esportes.
De acordo com lideranças governistas no Congresso, o próprio Ciro Nogueira já deu sinais de que está mais disposto a dialogar com Lula sobre uma possível aliança de seu partido com o PT nas eleições de 2026.
Recentemente, lembram, Nogueira se encontrou com a presidente do PTeisi Hoffmann, em um evento em Brasília.
Na breve conversa, afirmou à petista que "voltou a ser Centrão".
Nota do Lupa1 :
As especulações sobre reaproximação do senador Ciro Nogueira com o governo do presidente Lula tem trazido grande repercussão a política piauiense.
Muitos petistas locais rejeitam e até teimam em dizer que não existe essa possibilidade, quando sabem, na verdade, que não têm qualquer controle sobre as decisões tomadas por Lula.
Ciro Nogueira deve chegar ao governo Lula com status de “salvador da pátria”, já que sua chegada significará o apoio de todo o centrão.
O ano de 2025 não é eleitoral, mas certamente será muito definidor do que acontecerá em 2026. Quem viver verá.