Política

​Lula condena tentativa de golpe na Bolívia e diz que a democracia deve prevalecer

Militares armados e com tanques de guerra tentaram invadir a sede presidencial boliviana nesta quarta-feira (26).

26 de junho de 2024 às 20:34
4 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou preocupação com a Bolívia e condenou a tentativa de golpe de Estado sofrida pelo país nesta quarta-feira (26). Segundo o presidente, é importante lutar para que a democracia prevaleça.

Lula participa da VIII Celac - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“A posição do Brasil é clara. Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina. Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão, presidido por Luis Arce”, escrever o presidente nas redes sociais.

Militares Bolivianos tomaram conta da Praça Central de La Paz e tentaram invadir a sede da presidência com tanques de guerra. Segundo o governo do país, a tentativa de golpe foi comandada pelo general José Zuñinga, que foi afastado do comando do Exército após ameaçar o ex-presidente Évora Morales.
Em meio às tensões, o presidente Luis Arce destituiu nomeou novos chefes para o Alto Comando Militar e ordenou a retirada das tropas das ruas. Em pronunciamento, Arce condenou o ataque e os militares que participaram da ação.

“Deploramos atitudes de maus militares que, lamentavelmente, repetem a história recente do país, tratando fazer um golpe de Estado quando o povo boliviano sempre foi um povo democrático”, disse o presidente.

Em nota, o governo brasileiro manifestou solidariedade ao presidente Luís Acre e chamou o caso de uma “grave” violação à ordem constitucional. Segundo o Itamaraty, a tentativa de golpe vai de desacordo aos compromisso firmado pela Polícia no Protocolo de Ushuaia, que trata sobre o cumprimento de preceitos democráticos.


Confira a nota do governo brasileiro na íntegra:

O Governo brasileiro condena nos mais firmes termos a tentativa de golpe de estado em curso na Bolívia, que envolve mobilização irregular de tropas do Exército, em clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país.

O Governo brasileiro manifesta seu apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao Governo e povo bolivianos. Nesse contexto, estará em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os Governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia e reafirmar seu compromisso com a plena vigência da democracia na região. Esses fatos são incompatíveis com os compromissos da Bolívia perante o Mercosul, sob a égide do Protocolo de Ushuaia.

O Itamaraty, por meio de suas repartições consulares na Bolívia, permanece atento à situação dos brasileiros no país.

Em caso de emergência, os nacionais podem contatar os telefones de plantão do setor consular da Embaixada em La Paz (+591 7061-2897), dos Consulados-Gerais em Cochabamba (+591 7593-8885) e em Santa Cruz de la Sierra (+591 7 856 4465) e dos Consulados em Cobija (+591 7291-6683), Guayaramerin (+591 7218 3344) e Puerto Quijarro (+591 7732-1334).

O plantão consular do Itamaraty permanece disponível no número +55 61 98260-0610 (inclusive WhatsApp).

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas