Política

Fábio Novo defende retorno e ampliação do Orçamento Popular de Teresina

Outro detalhe apontado por Fábio Novo foi a participação da população no sistema de votação via o aplicativo WhatsApp.

28 de junho de 2024 às 09:41
2 min de leitura

Na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio de Karnak, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Fábio Novo, participou da divulgação do resultado do Orçamento Participativo (OPA).

Ampliação do Orçamento Popular de Teresina - Foto: Divulgação

Ao todo, 838 concorreram, sendo que 148 propostas foram eleitas com o voto popular para compor o orçamento do Governo do Piauí para o próximo ano.

“Andei por toda a cidade de Teresina e posso dizer que esse projeto deve ser copiado para outros estados do Brasil e para o mundo. Não conheço nenhum outro com tanta participação popular. Todo poder emana do povo e por ele deve ser exercido”, comemorou o deputado.

Outro detalhe apontado por Fábio Novo foi a participação da população no sistema de votação via o aplicativo WhatsApp. Foram 84.436 votos pela ferramenta, o que corresponde a 51,1% da totalidade de votos.

“Esse Estado é digital. Mais da metade dos votos foi pelo WhatsApp. Então, isso vai ao encontro da bandeira que o governo vem defendendo”, comentou Fábio.

Ampliação do Orçamento Popular de Teresina - Foto: Divulgação

Pré-candidato a prefeito de Teresina, Novo defendeu que esse é o momento ideal para o retorno do Orçamento Popular, da Prefeitura de Teresina, que não acontece há alguns anos. Para ele, o OPA deve ser modelo para a retomada e a ampliação do programa municipal.

O governador, Rafael Fonteles, por sua vez, destacou o trabalho de divulgação do programa desde o ano passado, o que refletiu no aumento dos votos.

“Foram 52 mil votos. Obviamente, tivemos mais divulgação e, por isso, a população, vendo as obras acontecendo e aumentando a credibilidade do programa, se engajou mais. Aumentamos também a infraestrutura para a captação dos votos. A meta é de ampliação do programa para as próximas edições”, concluiu Fonteles.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas