Política

Governador decreta situação de emergência no Piauí por 90 dias

O documento foi publicado na edição desta segunda-feira (03) do Diário Oficial do Estado (DOE).

04 de janeiro de 2022 às 09:42
2 min de leitura

Documento assinado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), decreta situação de emergência em todo o Estado, devido as fortes chuvas na região, desde os últimos dias de 2021. O decreto nº 20.480 foi publicado na edição desta segunda-feira (03) do Diário Oficial do Estado (DOE) e tem duração de 90 dias.

Defesa Civil registra mais de 100 famílias desabrigadas.
Reprodução

Dias afirma, no decreto, que as chuvas intensas no Piauí tem ocasionado repentinas elevações no nível dos rios, riachos, lagoas e córregos, em especial, com o transbordamento dos principais rios da região, atingindo as zonas urbana e rural dos municípios.

Ainda consoante o decreto, durante o período de 90 dias, fica assegurada a prioridade nas ações relacionadas à situação de emergência, reconhecida pelo documento, em todos os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta. Ademais, há também apossibilidade de contratação direta dos serviços e bens indispensáveis às ações de resposta ao desastre.

Chuvas causam estragos em bairros de Teresina.
Lupa1 / Ezequiel Sá

Por fim, ficam autorizadas a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução, assim como, a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Defesa Civil.

Confira o decreto na íntegra abaixo:

decretowd.pdf

Veja mais conteúdos sobre:

INMET emite alerta de grande perigo de chuvas intensas no Piauí
Defesa Civil aponta que mais de 100 pessoas estão desabrigadas em Teresina
Dr Pessoa decreta situação de emergência em Teresina após estrago causado pelas chuvas
Jovem morre após ter veículo arrastado pela chuva no bairro Satélite em Teresina.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas