Política

Dr Pessoa decreta situação de emergência em Teresina após estrago causado pelas chuvas

De acordo com o decreto divulgado pela prefeitura, a medida foi tomada devido a situações de desastre e previsão de mais chuvas.

02 de janeiro de 2022 às 19:09
2 min de leitura

O Prefeito de Teresina Dr. Pessoa (MDB) declarou situação de emergência na cidade neste domingo (02), devido às chuvas dos últimos dias, que causaram alagamentos e prejuízos na capital.

Foto: Lucas Dias / Semcom

De acordo com o decreto divulgado pela prefeitura, a medida foi tomada em resposta aos estragos, e também, porque informações meteorológicas apontam para o aumento das cheias nas bacias do rio Parnaíba e Poti, bem como precipitações pluviométricas.

“As referidas chuvas já começaram a provocar várias situações de desastre, ocasionando danos humanos e materiais, bem como prejuízos econômicos e sociais, em diversas áreas do município, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF) e vírgulas juntamente com as superintendências de ações administrativas e descentralizadas (SAADS) e Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR)”, diz trecho do decreto.

Foto: Lucas Dias / Semcom

Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos e entidades da administração pública municipal, para atuarem sobre a coordenação da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF) nas ações de resposta ao desastre e realização do cenário reconstrução. O documento autoriza de imediato, a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta às fortes chuvas e a realização de campanhas assistenciais junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de atendimento à população atingida.

O documento autoriza também a dispensa de licitações, contratos e aquisições de bens necessários às atividades de resposta aos desastres, prestação de serviços de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres.

O decreto entra em vigor neste domingo (02) pelo prazo de 180 dias.

Confira o documento:

Decreto emergencial.pdf

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas