Política

Comissão aprova distribuição de fraldas para idosos e pessoas com deficiência no SUS

Proposta ainda está em caráter conclusivo e será analisada por outras comissões da Câmara.

25 de abril de 2024 às 20:56
1 min de leitura

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, aprovou nesta quinta-feira (25), uma proposta que garante a distribuição de fraldas descartáveis para idosos, pessoas com deficiência e a outros pacientes que perderam o controle de suas funções fisiológicas.

Câmara Federal - Foto: Myke Sena/Câmara dos Deputados

De acordo com a proposta, as fraldas serão distribuídas pelo SUS e classificadas como produtos de interesse para a saúde.

O texto define que a quantidade de fraldas distribuída para cada beneficiário será definida conforme a prescrição médica.

O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência ao Projeto de Lei 2678/23, do deputado Paulo Litro (PSD-PR).

“Até recentemente, as pessoas com deficiência não eram incluídas no Programa Farmácia Popular”, observou o deputado. “Foi preciso que o Poder Judiciário interviesse, para que se evidenciasse que a negação desse direito violava a dignidade humana e os direitos constitucionais à assistência à saúde”, disse o relator da proposta, deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE).

A proposta agora segue para a análise das comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas