Ciro Nogueira confirma saída da federação PP e União Brasil do governo Lula
Atualmente, a federação conta com 123 parlamentares no Congresso Nacional, o que representa aproximadamente 20% do total.
BRASILIA (DF) - O senador e presidente nacional do Progressistas confirmou que a federação formada pelo PP e União Brasil deixará a base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi repassada à jornalista Fernanda Duarte, correspondente da TV Lupa1 em Brasília.
Ciro Nogueira confirma saída da federação PP e União Brasil do governo Lula - Foto: União Brasil
O anúncio oficial está previsto para ocorrer até a próxima semana. Com a saída, dois ministérios atualmente sob indicação da federação devem ser devolvidos:
- Ministério das Comunicações, comandado por Juscelino Filho (indicado por Felipe Carreras);
- Ministério do Turismo, chefiado por Celso Sabino.
O grupo político ligado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ainda resiste à decisão, o que impede, por ora, a devolução do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, ocupado por Waldez Góes.
Cargos de segundo e terceiro escalões também devem ser entregues, incluindo indicações nos Correios, Caixa Econômica Federal, Telebras, Dnocs, Codevasf, Sudene e Sudam.
A federação conta com 123 parlamentares no Congresso Nacional, sendo 109 deputados federais e 14 senadores, o que representa aproximadamente 20% do total.
Isso teria motivado a decisão de desembarcar totalmente da base governista.
Nos estados, a federação reúne ainda seis governadores, cerca de 1.400 prefeitos e 12 mil vereadores.