Advogada é condenada a pagar R$ 10 mil ao prefeito de Picos
Débora teria veiculado diversas publicações ofensivas e difamatórias no período eleitoral com o objetivo denegrir a imagem de Pablo Santos.
A advogada e influenciadora digital Débora Carvalho Silva Ribeiro foi condenada pela Justiça Eleitoral da 10ª Zona de Picos ao pagamento de multa no valor de R$10 mil por propaganda eleitoral negativa ofensiva e difamatória, durante o pleito de 2024 ao então candidato a prefeito, Pablo Dantas de Moura Santos. A sentença foi proferida pelo juiz Adelmar de Sousa Martins.
De acordo com a decisão judicial, Débora, que mantém um perfil no Instagram com mais de 150 mil seguidores, veiculou diversas publicações de forma reiterada durante o período eleitoral com conteúdos considerados ofensivos e difamatórios que tinham como objetivo denegrir a imagem de Pablo Santos e beneficiar o adversário político Gil Paraibano.
No documento foi destacado pelo magistrado que as postagens extrapolaram os limites da liberdade de expressão atingindo diretamente a honra do candidato, por meio de termos como “covardes”, “incompetentes” e “mamadores de teta de políticos”, amplamente divulgados na rede social da acusada, além da ampla repercussão do conteúdo podendo influenciar a livre escolha dos eleitores.
A decisão ainda é de primeira instância e cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Caso a defesa da influenciadora opte por recorrer dentro do prazo legal, a coligação autora da ação será intimada para apresentar contrarrazões, e o processo será encaminhado ao TRE, que poderá manter, reformar ou anular a sentença.