Polícia

SSP pede ao MP cancelamento de eventos de “grau” em duas cidades do Piauí

Medida tem como objetivo coibir atividades que envolvem manobras perigos realizadas sem a devida regulamentação.

21 de fevereiro de 2025 às 14:46
4 min de leitura

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, através da Superintendência de Operações Integradas (SOI), solicitou ao Ministério Público do Piauí (MP-PI) a expedição de recomendações para proibir a realização de eventos de "grau" (manobras perigosas com motocicletas) nos municípios de Colônia do Gurguéia e Buriti dos Lopes.

Eventos do "Grau" - Foto: Reprodução

A medida tem como objetivo coibir atividades que envolvem essas manobras, realizadas sem a devida regulamentação e sem o uso de equipamentos de proteção, representando um risco à segurança dos participantes e da população em geral.

Na manhã desta sexta-feira (21), a Promotoria de Justiça de Manoel Emídio emitiu uma recomendação para que os organizadores do evento "Show de Manobras", previsto para ocorrer no próximo dia 23, na Rua do Grau CDG, em Colônia do Gurguéia, se abstenham de realizar e divulgar a atividade. A decisão leva em conta que a prática do "grau" representa um risco significativo à segurança viária e exerce uma influência negativa sobre jovens e adolescentes, que são amplamente expostos a esse tipo de comportamento por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens.

Além disso, o despacho destaca o impacto que essas manobras causam no sistema de saúde pública, sobrecarregando as unidades de atendimento devido aos acidentes que frequentemente ocorrem durante as exibições. O promotor de Justiça Maylton Rodrigues de Miranda, responsável pelo caso, lembrou que o "grau" não pode ser considerado um esporte regulamentado, pois não é realizado em um local adequado e desrespeita as normas de trânsito e segurança.

A recomendação foi encaminhada para as forças de segurança locais, incluindo o Comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar de Bom Jesus, o Grupamento da Polícia Militar (GPM) de Colônia do Gurguéia, a Polícia Rodoviária Federal de Bom Jesus e a Delegacia de Polícia Civil de Manoel Emídio. A ação conjunta visa reforçar a fiscalização e, caso necessário, adotar medidas como a apreensão de veículos e até a prisão dos envolvidos.

Investigação em Buriti dos Lopes

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) também instaurou uma Notícia de Fato para investigar e impedir a realização do evento "1º Carnagrau", previsto para o dia 23 de fevereiro, em Buriti dos Lopes. A atividade, que está sendo amplamente divulgada nas redes sociais, especificamente no perfil @colonia_grau_corte no Instagram, é considerada igualmente perigosa, pois envolve manobras de "grau" sem as devidas condições de segurança.

A Promotoria de Justiça de Buriti dos Lopes determinou a expedição de uma recomendação proibindo a realização e divulgação do evento, acionando as forças de segurança para realizar a fiscalização e coibir qualquer prática ilegal. A Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil serão responsáveis por garantir que a recomendação seja cumprida.

Ação conjunta

O superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública, delegado Matheus Zanatta, destacou a importância da ação conjunta entre as instituições de segurança pública para garantir o cumprimento das leis de trânsito e assegurar a proteção da população.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas