Polícia

Piauí possui uma queda de 72% em casos de lesões no trânsito

De acordo com os indicadores, entre os anos de 2024 e 2025, o número de lesões no trânsito passou de 1.987 para 789 registros.

02 de maio de 2025 às 12:43
4 min de leitura

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), em parceria com o Comando de Trânsito da Polícia Militar, divulgou nesta sexta-feira (02), um balanço do Observatório de Trânsito que aponta uma queda expressiva de 60,29% nos indicadores de violência nas vias do estado. Entre os anos de 2024 e 2025, o número de lesões no trânsito passou de 1.987 para 789 registros.

Piauí possui uma queda de 72% em casos de lesões no trânsito. Foto: Divulgação/SSP-PI

Já em comparação com o ano de 2022, os dados mostram uma redução ainda maior, chegando a 72,56%. A redução nos índices de acidentes é atribuída a uma série de estratégias adotadas desde 2023, com a criação da Diretoria de Operações de Trânsito, e o fortalecimento de parcerias com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran entre outras instituições.

“Essa redução não é fruto do acaso. É resultado de uma política pública planejada, com integração entre os órgãos, uso inteligente de dados e foco na preservação de vidas. Continuaremos firmes nesse propósito”, pontuou o diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão.

Entre as ações de destaque está a Operação “Rota Segura”, lançada em 2024, voltada ao combate da embriaguez ao volante, direção por pessoas não habilitadas e realização de manobras perigosas conhecidas como “Grau” ou “Rolezinho”.

Piauí possui uma queda de 72% em casos de lesões no trânsito. Foto: Divulgação/SSP-PI

A operação foi idealizada a partir de dados do Observatório de Trânsito, que apontaram que 75% das vítimas fatais ou autores de acidentes estavam sob efeito de álcool, sendo, em sua maioria, jovens motociclistas.

Outra iniciativa relevante, foi a criação da Operação “Porteira Fechada”, que tem como o objetivo de retirar animais soltos nas rodovias e responsabilizar seus proprietários, visando reduzir acidentes e preservar vidas.

Piauí possui uma queda de 72% em casos de lesões no trânsito. Foto: Divulgação/SSP-PI

“As ações integradas de fiscalização de trânsito resultaram em mais de 2.200 prisões por diversos crimes, incluindo infrações relacionadas ao trânsito. Com a expansão das operações para municípios do interior, a presença das forças de segurança foi intensificada, o que tem contribuído significativamente para a redução dos índices de acidentes e para o aumento da sensação de segurança nas rodovias estaduais”, finalizou Fernando Aragão.

Piauí possui uma queda de 72% em casos de lesões no trânsito. Foto: Divulgação/SSP-PI

Número de acidentes com motocicletas

Um levantamento realizado pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mostra que o número de atendimentos a vítimas de acidentes com motocicletas apresentou queda nos primeiros quatro meses de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Em janeiro, os atendimentos caíram de 719 para 672, em fevereiro, de 658 para 578, em março, de 859 para 563, e, até o dia 24 de abril, de 765 para 432. No total, foram 2.245 atendimentos nos quatro primeiros meses de 2025, contra 3.001 no mesmo intervalo de 2024, uma redução de 45%.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas