PF deflagra operação “Não Seja um Laranja III” contra fraudes bancárias no Piauí
Ao todo foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em dez estados do Brasil, por meio das Delegacias de Repressão a Crimes Cibernéticos.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (28), a operação Não Seja um Laranja III, que tem como objetivo desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes bancárias eletrônicas.
A ação também contou com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus bancos filiados.
De acordo com a PF, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em dez estados do Brasil, por meio das Delegacias de Repressão a Crimes Cibernéticos, onde dois mandados foram cumpridos no Piauí.
O alvo da ação são pessoas que cedem contas bancárias para receber transações fraudulentas, em troca de pagamentos, o que possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Essas pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.
Ainda segundo a Polícia Federal, além de fraudes bancárias, a operação também apura outros delitos como associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. As penas para esses crimes podem somar mais de 20 anos de prisão.